Windows 7: como evitar que o computador entre em modo de hibernação

1 min de leitura
Imagem de: Windows 7: como evitar que o computador entre em modo de hibernação

Como evitar a hibernação (Fonte da imagem: iStock)

Para economizar energia, o Windows costuma vir configurado para entrar em modo de hibernação e suspensão após certo tempo de inatividade do sistema. Isso seria uma ótima característica se não fosse o fato que algumas tarefas podem ser perdidas com esse “desligamento parcial” do computador.

No entanto, com algumas configurações simples, você pode evitar que o computador entre em modo de hibernação e suspensão. Quer saber como? Basta ler o tutorial abaixo.

Evitando o modo de hibernação

Para começar, abra o Painel de Controle (por meio do Menu Iniciar) e acesse a opção “Sistema e Segurança”.

Abrindo as configurações de sistema (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, na nova janela aberta selecione a alternativa “Opções de energia”.

Abrindo as opções de energia (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Observe que, na tela exibida, são mostrados os planos de energia do computador, destacando aquele que está ativo por meio de uma marcação (além do nome em negrito). Nele, você deve clicar na opção “Alterar configurações do plano”.

Alterando as configurações (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, na tela com as alternativas para você editar o plano de energia, escolha a opção “Alterar configurações de energia avançadas”.

Abrindo as configurações avançadas (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, localize a alternativa “Suspender” e clique no botão “+” para expandir as opções disponíveis. Em seguida, encontre a função “Hibernar após” e faça o mesmo procedimento (ou seja, utilize o “+” para mostrar as opções disponíveis). Observe que, provavelmente, há uma quantidade de tempo inserida na configuração, como mostrado abaixo:

Configuração atual (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Tudo o que você precisa fazer é clicar no campo ao lado de “Configuração” e inserir o valor zero (na forma de número). Feito isso, clique em “Aplicar” e em “OK” para confirmar as modificações (e feche o Painel de Controle).

Modificando as preferências (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Prontinho! Uma vez feita essa alteração, o valor para a “Suspensão” do sistema também é automaticamente modificado pelo Windows para “Nunca”.  A partir desse momento, o seu computador não vai mais entrar em modo de hibernação (ou suspensão) no meio de uma tarefa (mesmo que ele estivesse inativo exceto por um download, por exemplo).

Caso você queira voltar às configurações anteriores (para economizar energia, por exemplo), basta desfazer a alteração, inserindo o intervalo de tempo desejado para que o computador entre em modo de hibernação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.