Firefox: como criar atalhos para a navegação

1 min de leitura
Imagem de: Firefox: como criar atalhos para a navegação

Personalizando atalhos no Firefox (Fonte da imagem: iStock)

Embora a guerra dos navegadores seja ferrenha, o Firefox ainda é um dos preferidos de várias pessoas. Ainda assim, mesmo quem gosta do browser gostaria que ele tivesse funções diferentes em certas ocasiões — inclusive, uma das ferramentas nas quais ele poderia ser melhor é em relação aos atalhos de teclado.

Mesmo que os menus possuam alternativas para abrir as funções por atalhos, nem todos os aspectos da navegação podem ser controlados por eles. Se você também gosta de utilizar o teclado em vez do mouse, há como configurar vários itens no Firefox para usarem combinações de teclas. Para isso, você vai precisar instalar o complemento “Customizable Shortcuts” e seguir os passos abaixo.

Pré-requisitos:

  • Customizable Shortcuts adicionado ao navegador.

Baixar Customizable Shortcuts

Atalhos para todas as ocasiões

Uma vez instalado o complemento, ele já fica ativado imediatamente, sem a necessidade de reiniciar o navegador. Da mesma forma, ele já vem com uma série de atalhos pré-configurados, o que permite começar a utilizá-lo logo após adicionar a extensão ao navegador. Para você abrir a “interface” do aplicativo, clique no botão do Firefox, entre em “Opções” e escolha a alternativa “Opções” novamente.

Abrindo as opções do navegador (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, veja que, na nova janela aberta, há uma aba a mais (chamada “Shortcuts”). Ao entrar nela, você pode observar uma lista com todos os atalhos criados e a qual função eles são correspondentes. O Customizable Shortcuts permite, inclusive, que você defina atalhos para algumas extensões que estejam presentes no Firefox.

Lista de atalhos (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Caso você queira, também é possível modificar um atalho; para isso, basta um clique duplo em cima da combinação desejada. Em seguida, você deve escolher as novas teclas a serem associadas à função (pressionando-as no seu teclado). Uma vez que tudo esteja conforme o desejado, não se esqueça de salvar as alterações.

Editando um atalho (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, quem prefere navegar por atalhos de teclado possui uma alternativa bem simples para fazê-lo no Firefox. Se posteriormente você quiser desfazer as configurações, basta desinstalar o complemento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.