Google Chrome e Firefox: como desinstalar a barra do V9

2 min de leitura
Imagem de: Google Chrome e Firefox: como desinstalar a barra do V9

Removendo o V9 dos navegadores (Fonte da imagem: iStock)

Atualmente, uma série de programas possuem “elementos extras” durante o processo de instalação. O problema é que nem sempre queremos algumas das barras de ferramentas embutidas em outros aplicativos, mas instalamos sem nem sequer perceber que elas estavam “dentro do pacote”. Uma das mais comuns, nesse sentido, é a barra do V9.

Se você teve o navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome modificado pela aplicação do V9, saiba abaixo como retirá-la.

Google Chrome

Ficar livre das “ferramentas” do V9 no Chrome é mais simples do que você pode imaginar. Isso porque se trata de uma extensão em vez de uma barra propriamente dita, logo, tudo o que você precisa fazer é desinstalá-la como se faz com qualquer complemento que desejamos eliminar do navegador definitivamente.

Para isso, clique no botão de “Opções” (na forma de uma chave-inglesa), escolha a alternativa “Ferramentas” e entre em “Extensões”.

Abrindo as configurações (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ali, você deve localizar o complemento do V9 e clicar no botão na forma de uma lixeira presente ao lado da extensão. Caso seja necessário, confirme a operação.

Desinstalando o V9 (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Prontinho! Feito isso, você já está “livre” das opções do V9 e o seu Chrome voltará a ter a aparência normal.

Mozilla Firefox

Infelizmente, no Firefox a operação para eliminar o V9 é um pouco mais radical. Isso ocorre porque nas versões mais novas do programa, as configurações do V9 ficam ocultas, não sendo exibidas como um plugin ou uma extensão. Então, será necessário desinstalar e reinstalar o browser para retirar o aplicativo. Antes de começar, baixe novamente o navegador aqui.

Caso você tenha os seus favoritos organizados, o ideal é fazer um backup, senão eles podem ser perdidos. Comece clicando no botão do Firefox, escolha “Favoritos” e entre na alternativa “Exibir todos os favoritos” (ou você pode utilizar o atalho de teclado Ctrl + Shift + B).

Abrindo os favoritos (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Uma nova janela é aberta e, nela, você deve clicar no botão “Importar e backup” e selecionar “Exportar favoritos como HTML”. Então, é necessário indicar um local para o armazenamento do arquivo no computador.

Salvando os favoritos (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, vamos começar a desinstalação. Para isso, entre no “Painel de Controle” e, em “Programas”, selecione a opção “Desinstalar um programa”.

Abrindo a central de desinstalação (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Localize o Mozilla Firefox, clique com o botão direito do mouse na entrada e escolha “Desinstalar”. Feito isso, uma nova janela é aberta e basta você seguir os passos indicados para concluir o procedimento.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Uma vez concluída a desinstalação, reinstale o programa normalmente. Para restaurar os favoritos, clique no botão do Firefox, escolha “Favoritos” e entre na alternativa “Exibir todos os favoritos”. Em seguida, uma nova janela é aberta e, nela, você deve clicar no botão “Importar e backup” e selecionar “Importar favoritos como HTML”.

Agora, você já sabe como eliminar o V9 do Firefox e do Chrome. Ainda assim, vale sempre tomar cuidado quando você for instalar um programa para não adicionar “extras” como esse e não precisar passar por todo esse processo para retirá-los.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.