Como configurar um roteador Linksys

3 min de leitura
Imagem de: Como configurar um roteador Linksys

Configurar roteadores para redes locais, com ou sem fio, na sua casa normalmente é uma tarefa fácil. Contudo, alguns usuários podem enfrentar problemas ao realizar esse procedimento. Sendo assim, se a sua dificuldade é sobre algum quesito geral ou não relacionada aos modelos Linksys, confira este tutorial em vídeo sobre o assunto.

Mas, se você acabou de adquirir um roteador da marca em questão, continue lendo para saber como fazê-lo funcionar na sua casa.

Passo 1

Antes de tudo, é preciso checar o posicionamento do dispositivo na sua residência. Dessa forma, se você pretende usar apenas a conexão por cabos, tente colocar o roteador em um local central entre os computadores. Caso prefira utilizar o sistema sem fio, procure instalar o aparelho em um ponto alto e próximo aos cômodos em que você mais usa o computador.

Passo 2

Depois de posicionar o aparelho, conecte todos os cabos Enternet/RJ-45 nas portas correspondentes nos computadores e no roteador. No aparelho Linksys, evite a porta identificada como “WAN” ou que possui um contorno de cor diferente das demais. Feito isso, ligue o alimentador do aparelho na tomada e confira se o indicador de energia está ativo.

(Fonte da imagem: Divulgação/Linksys-Cisco)

Passo 3

Agora, para alimentar todos os dispositivos com a conexão com a internet, você precisa conectar o cabo Ethernet que sai do seu modem à porta “WAN” do roteador. Em seguida, aguarde algum tempo — algo próximo de dois ou três minutos — e confira se todos os computadores ligados por cabo e Wi-Fi conseguem acessar a internet. Se não, reinicialize aqueles em que o problema foi detectado.

Passo 4

Se os problemas persistirem em alguma máquina, clique no ícone de rede ao lado do relógio ou na Bandeja do sistema. Agora, clique com o botão direito do mouse na sua conexão e selecione “Status”.

Na janela mostrada, escolha “Propriedades”. Em seguida, na segunda janela, procure a opção “Protocolo TCP/IP versão 4” e faça um clique duplo.

Agora, marque as duas opções que oferecem obter endereços automaticamente, como na imagem abaixo, e termine clicando em “OK”.

Passo 5

Com as máquinas problemáticas já em funcionamento, é chegada a hora de configurar as definições do roteador usado. Para isso, abra o seu navegador, digite o endereço abaixo e tecle Enter.

 http://192.168.1.1/

Caso o navegador não responda, procure no manual do usuário qual é o endereço específico do modelo. Contudo, os aparelhos da empresa costumam receber essa configuração de fábrica.

Passo 6

Agora, uma janela será exibida perguntando o nome de usuário e senha para fazer login. No primeiro, use “Admin” e, o segundo, deixe em branco, confirmando a operação logo em seguida.

Passo 7

Se você não estiver vendo uma tela em português, selecione o idioma no primeiro campo da janela.

AmpliarClique em "+" para ampliar 

Agora, certifique-se de que as configurações de internet estejam em “DHCP” ou outra opção automática.

Passo 8

Para definir um nome e senha de acesso à sua rede sem fio, selecione a guia “Sem Fios”, no topo da janela. Agora, preencha os campos como especificado a seguir:

  • Modo de rede: Misto
  • Nome da rede: “Escolha um nome”
  • Local do canal: Automático
  • Canal sem fios: Auto

Caso haja uma segunda tabela semelhante à primeira, repita as mesmas definições e, em seguida, salve as alterações.

Passo 9

Na subguia “Segurança sem fios”, você poderá ver dois campos. Um perguntando sobre o modo de segurança que você deseja usar (escolha “WPA2-Personal”) e, no segundo campo, defina uma senha. Feito isso, salve as alterações novamente.

Com isso, o seu dispositivo deve estar funcionando corretamente. Caso contrário, você deve estar passando por algum problema de incompatibilidade de IP entre os equipamentos que está utilizando.

Nota: para ilustrar o artigo, usamos o Linksys E3000. Contudo, podem existir algumas diferenças no texto da página de configurações de cada modelo. Ainda assim, essas peculiaridades devem ser mínimas, não atrapalhando tanto o seu entendimento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.