Como salvar sites para ler offline sem perder tempo

1 min de leitura
Imagem de: Como salvar sites para ler offline sem perder tempo

Apesar de muitos locais fornecerem Wi-Fi — isso sem contar a conexão 3G das operadoras —, nem sempre é possível se conectar à internet para ler algum conteúdo que você tenha interesse ou mesmo para matar o tempo. Em viagens de avião, então, tal situação pode ser bem recorrente.

Assim, uma boa solução para esses casos chama-se Readlists — um serviço online que transforma qualquer site em formato “epub”, fazendo com que o conteúdo fique disponível em seu iPhone ou iPad mesmo quando você estiver offline. A única exigência para isso é ter o iBook instalado.

O serviço também disponibiliza os arquivos para Kindle — no caso, você só precisa fornecer seu email com terminação “@kindle.com” para que o Readlists disponibilize o conteúdo em seu dispositivo.

Faça você mesmo


Primeiramente, acesse o site do Readlists. Para isso, clique aqui. Logo após, basta selecionar a opção “Make a Readlist” — não será necessário nenhum tipo de cadastro.


Na nova página que será aberta, você poderá colocar, no campo da direita, os links dos sites que gostaria de salvar para o acesso offline. Do lado esquerdo da janela, é possível definir um nome para a lista que será criada e fornecer alguma descrição, caso seja necessário.


Assim que uma URL é colocada, o Readlists apresenta o título e um breve trecho do texto na lista. Caso você queira reescrever o título ou acrescentar alguma informação pertinente a tal site, basta selecionar a opção “Edit” que aparecerá em cada tópico.


Com sua lista de artigos montada, você deverá selecionar a forma como irá utilizar o conteúdo: exportando para Kindle, iPhone ou iPad ou mesmo compartilhando com seus amigos através do Facebook ou do Twitter, por exemplo.


No caso de exportar para iPad ou iPhone, você deverá fornecer um email para que o conteúdo seja enviado no formado “epub”. Assim, você vai poder incorporá-lo em seu iTunes (encaminhando em seguida para seu dispositivo).


Já no aparelho, o seu arquivo do Readlists será mostrado no iBooks e poderá ser acessado a qualquer momento, mesmo sem conexão com a internet. No caso, os artigos aparecerão no formato de “livro”, apresentando os títulos, subtítulos e links das matérias — uma forma bastante simples e prática de garantir uma boa leitura em qualquer lugar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.