Como transformar AVI em GIF

2 min de leitura
Imagem de: Como transformar AVI em GIF

Quem diria que os GIFs animados, que foram praticamente banidos das páginas da internet, fossem voltar com tanta força às redes sociais e blogs? E, já que a melhor característica da internet é a possibilidade de colaboração, nada como deixar de replicar conteúdo existente para criar suas próprias imagens e fornecer algo novo (ainda que inútil) para a internet.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Antes de tudo, vale a pena notar que este tutorial não cobre a conversão de vídeos para o formato AVI, assumindo que o leitor já possui um desses filmes prontos para ser transformado em GIF. Se quiser saber mais sobre a conversão de vídeos, sugerimos a leitura do artigo “Como usar o Any Video Converter”, que demonstra na prática o funcionamento de uma das ferramentas gratuitas mais eficazes para esse propósito.

Há também diversos utilitários cadastrados no Baixaki que permitem baixar vídeos do YouTube no formato especificado, como o YouTube AVI.

Selecionando o trecho para conversão

Para começar, será necessário baixar o software responsável por toda essa mágica: Movie to Animated GIF Converter. Este é um programa tão simples que dispensa até mesmo instalação, bastando clicar duas vezes sobre o arquivo depois de baixá-lo para que ele seja executado.

Em destaque, botões que marcam início e fim do trecho a ser convertido (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Na janela principal do software, clique sobre o menu File > Open movie para selecionar o arquivo AVI a ser convertido. Depois, basta selecionar o ponto de início e fim do trecho a ser convertido. Para isso, posicione o cursor de reprodução até a cena desejada e clique sobre os botões “{“ e “}” para o começo e o final, respectivamente.

Se quiser converter o vídeo todo para GIF, basta selecionar a cena “0:00:00” como ponto de partida e a última do arquivo para finalizar o GIF. Note, porém, que, quanto maior a película, maior é o tempo de conversão.

Convertendo o arquivo para GIF

Depois de selecionado o trecho do filme desejado, acesse o menu Export > Export to animated GIF e defina o nome e o local onde o arquivo final será salvo. Com isso, basta então configurar os últimos ajustes antes de iniciar a conversão.

Ajuste a resolução do GIF animado (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Na janela de configurações, defina a resolução do arquivo de imagem: 100% para manter o mesmo aspecto do filme original ou 50% para reduzi-lo pela metade. Se deseja converter mais de um arquivo na sequência, desmarque a caixa “Close when export is finished”, caso contrário, o Movie to Animated GIF será encerrado assim que a conversão for concluída.

Clique no botão "OK" para iniciar, de fato, a conversão. Em poucos segundos você terá mais um arquivo para compartilhar no Tumblr ou no Facebook. Quem sabe ele não se torna o próximo meme da internet?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.