Windows Phone: como transferir documentos variados do PC para o celular

Esqueça o Zune e salve qualquer tipo de arquivo no seu smartphone.
  • Visualizações20.111 visualizações
Por Leonardo Müller em 24 de Agosto de 2012

O Windows Phone ainda é uma plataforma com algumas limitações estranhas. Uma delas é a impossibilidade de transferir documentos para o smartphone através do Zune — aplicativo-padrão para conectar o aparelho ao computador — que não sejam arquivos de mídia. Assim, para guardar documentos de texto e outros tipos, é preciso utilizar a sua conexão com a internet.

Desse modo, a forma mais fácil é simplesmente salvar o documento desejado na conta de email que você utiliza no smartphone e fazer o download através do seu app específico para isso. Outras maneira seria utilizando a sincronização com o SkyDrive, Office Hub ou qualquer outro serviço de armazenamento em nuvem compatível com a plataforma.

Email

Se você não tem uma pasta sincronizada no SkyDrive ou demais serviços semelhantes, o seu quebra-galho vai ser mesmo a conta de email utilizada no seu smartphone. Desse modo, não há muito segredo sobre a forma de proceder.

Envie o documento desejado para a sua conta e, logo em seguida, atualize a caixa de entrada no aplicativo de email. Com isso, procure a mensagem em questão e toque no anexo para fazer o download. Quando o processo estiver terminado, você poderá ver um ícone de um dos aplicativos do Office. Selecione-o e em instantes você poderá ler e alterar o arquivo no smartphone.

Windows Phone: como transferir documentos variados do PC para o celular (Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

SkyDrive

O serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft é a sua segunda melhor opção. Se esta ferramenta já estiver configurada no seu aparelho, esqueça o envio por email e utilize somente o SkyDrive.

O procedimento aqui também é bem simples e, se você já utiliza o serviço, não deverá encontrar dificuldades para realizar esta tarefa. Ainda assim, confira como proceder nesse caso.

Antes de tudo, o seu SkyDrive precisa estar configurado no smartphone. Depois de fazer isso, é chegada a hora de fazer o upload do documento que você deseja. Assim, cole o arquivo em questão na sua pasta sincronizada com o SkyDrive no computador — se você tiver uma — ou utilize a ferramenta online.

Para isso, faça o login no seu Hotmail ou Outlook.com e procure pelo link do SkyDrive. Se você ainda utiliza o Hotmail, encontre a ferramenta na barra onde você vê a logo do Windows Live. No Outlook.com, clique na seta para baixo ao lado do nome do serviço, no canto superior esquerdo da tela, e selecione “SkyDrive”.

Windows Phone: como transferir documentos variados do PC para o celular

Com isso, escolha “Carregar”, na barra superior da tela, e encontre o arquivo desejado. Assim que o procedimento estiver terminado, vá até o app do Skydrive no celular e faça o download por lá.

Quando você encontrar o item desejado em suas pastas, toque e mantenha o dedo no ícone por alguns instantes e selecione “Baixar agora”.

Este procedimento pode ser realizado também utilizando a ferramenta SkyDrive do Office Hub. Desse modo, você só precisa procurar a tela “Localizações” no Office do seu aparelho e selecionar “SkyDrive”. Com isso, será possível fazer o download de tudo o que você guarda na nuvem direto no Office.

Windows Phone: como transferir documentos variados do PC para o celular (Fonte da imagem: Reprodução/Office Hub Pandora)

Demais serviços de armazenamento em nuvem

Com alguns apps disponíveis gratuitamente no Marketplace, você consegue acessar o seu Google Drive e outros serviços como o Dropbox e até o 4Shared. Assim, instale uma das opções da lista a seguir e sincronize seus documentos do PC com os do seu Windows Phone.

Nota: alguns desses apps na lista não são oficiais dos serviços aos quais acessam. Assim, eventuais problemas podem acontecer.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!