Android: como copiar, colar e recortar textos

Um guia para iniciantes que querem ter mais facilidade ao interagir com textos em seus portáteis.
  • Visualizações75.586 visualizações
Por Paulo Guilherme em 14 de Agosto de 2012

Android: como copiar, colar e recortar textos (Fonte da imagem: iStock)

Se você é um novato no universo do Android e está utilizando pela primeira vez os sistemas Ice Cream Sandwich ou Jelly Bean, usar as ferramentas de edição de texto pode parecer um pouco confuso.

Isso porque, com a chegada do holo theme, o sistema ganhou menus de contexto que, embora possam ser facilmente compreendidos por quem já usa o Android, acabam sendo complicados para novatos na plataforma.

Por isso, preparamos uma breve explicação dessas funções e seus ícones, para facilitar um pouco sua vida em seu primeiro contato com o sistema operacional da Google.

Conheça as ferramentas

As ferramentas de edição são extremamente fáceis de serem exibidas: basta selecionar a parte do texto desejada e mantê-la pressionada por alguns instantes. Ao fazer isso, os ícones devem ser exibidos em uma barra separada, que pode estar posicionada em lugares diferentes, de acordo com o aplicativo utilizado (embora normalmente fique na parte superior da tela).

Android: como copiar, colar e recortar textos (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

São cinco ferramentas diferentes, no total, como você pode ver na imagem logo abaixo. Elas são, da esquerda para a direita:

Android: como copiar, colar e recortar textos (Fonte da imagem: Reprodução/Droid Life)

  • Copiar;
  • Recortar;
  • Colar;
  • Selecionar tudo;
  • Compartilhar.

O funcionamento delas é o mesmo que você veria normalmente em outros sistemas operacionais, então quem já utilizou isso em outros programas certamente não vai ter problemas para utilizar essas funções.

Vale lembrar também que, em certas situações, selecionar o texto pode ter efeitos diferentes. Por vezes é possível, por exemplo, que uma pequena opção com o nome “Copiar” seja exibida logo acima das palavras marcadas. Mas é tudo uma questão de se adaptar.

Fonte: Droid Life



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!