Google Cloud Print: o que é e como funciona

2 min de leitura
Imagem de: Google Cloud Print: o que é e como funciona

Impressoras fazem parte dos pesadelos de muita gente. Mesmo equipamentos novos insistem em apresentar os tipos mais exóticos de problemas e irritar quem precisa imprimir um documento com urgência. Se você quiser ao menos acabar com os problemas de conexão e outros similares, é possível usar o Google Cloud Print e manter a sua impressora nos eixos.

O sistema da Google é capaz de se conectar com praticamente qualquer dispositivo atual e já conta com um selo: o Google Cloud Print Ready. Se você comprou uma impressora nova com esta etiqueta, saiba que não será necessário passar por configurações complexas de conexão. O seu equipamento deve ser facilmente adicionado ao computador e será possível imprimir a qualquer hora e de qualquer lugar.

Como tudo funciona

O Google Cloud Print é uma espécie de gerenciador de impressoras. Você cria uma conta no serviço, adiciona os dispositivos da sua casa, do escritório ou de qualquer outro lugar e, na hora que precisar de algum documento, é só mandar imprimir e escolher o local.

Você pode estar se perguntando que vantagens a ferramenta da gigante das buscas tem sobre a conexão Wi-Fi comum que boa parte das impressoras atuais possui. Na verdade, a principal é a mobilidade. Com as ferramentas-padrão dos dispositivos, você só pode imprimir se estiver conectado à mesma rede ou próximo dos equipamentos. Já com Cloud Print a história é outra. Não importa a distância nem a rede, só é preciso estar conectado à internet.

Além do mais, também é possível imprimir arquivos diretamente do seu Google Drive, Google Chrome, Android e iOS. Fora isso, você consegue utilizar qualquer computador e logar-se no Google Cloud Print, eliminado a necessidade de configurar a mesma impressora em vários PCs ou Macs.

Como conectar a sua impressora

Na verdade, existem diversas maneiras de configurar o serviço e parear impressoras com ele. Contudo, a forma mais fácil é através do menu específico do serviço nos dispositivos compatíveis. Mas, para isso, é necessário que a sua impressora possua o selo “Google Cloud Print Ready”, já presente alguns dispositivos de cinco grandes marcas.

No entanto, cada fabricante especifica o procedimento necessário no manual de instruções dos seus produtos. Sendo assim, confira nesse documento como o seu equipamento pode ser utilizado através da nuvem.

Se você possui um equipamento com conexão por cabo independente ou via Wi-Fi com o seu roteador, também é possível adicioná-lo ao serviço da Google. Fora isso, impressoras tradicionais, que precisam de um computador ligado para funcionar, também podem ser usadas através da “nuvem de impressão”. Se você se encaixa nesses últimos dois casos, sigas as instruções contidas neste artigo.

Nessas situações, será necessário ter um computador rodando alguma versão do Windows ou Mac OS X e o navegador Google Chrome atualizado. Fora isso, se você ainda for um adepto fiel ao Windows XP, certifique-se de que o Microsoft XML está instalado e funcionando no PC. Com tudo isso instalado e funcionando, você só precisa do assistente do Google Cloud Print para o navegador.

Confira aqui a lista de aplicativos compatíveis com o serviço para várias plataformas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.