Como ver a intensidade real do sinal do seu celular

1 min de leitura
Imagem de: Como ver a intensidade real do sinal do seu celular

Você já se perguntou se as "barrinhas" do sinal de celular realmente refletem a intensidade que a sua operadora está oferecendo em determinado local? Essa dúvida pode habitar nossos pensamentos em situações nas quais as ditas barrinhas estão completamente cheias e, ainda assim, enfrentamos problemas durante chamadas.

Desse modo, se você quer saber quem está mentindo, as barrinhas ou a operadora, realize o procedimento simplificado que vamos descrever. Assim, você poderá conferir em decibéis a intensidade do sinal que o seu smartphone está recebendo.

Android

No SO da Google, não há como errar. Você só precisa navegar por algumas opções e conferir a qualidade do sinal. Para isso, acesse o menu de configurações  do Android e, em seguida, escolha “Sobre o telefone/tablet”. Agora, procure pela alternativa “Estado”, “Status” ou “Rede” (essa nomenclatura varia de acordo com o fabricante).

Feito isso, você poderá conferir em decibéis o sinal do aparelho. No entanto, caso você encontre um número negativo, como -81, -79 ou outros, não tire conclusões precipitadas. O que realmente interessa é a proximidade de zero do resultado obtido. Ou seja, -79 dBm representa uma recepção melhor que -81 dBm. O mesmo vale para os números positivos, contudo, a lógica é invertida.

iOS

No sistema da Maçã, você precisa realizar alguns passos mais complexos para conferir os decibéis do sinal. Para isso, digite o código abaixo no app de chamadas (telefone) do iPhone e toque em “Ligar”:

*3001#12345#*

Com isso, o aparelho vai exibir uma tela chamada “Field Test”. Entretanto, o que nos interessa é a força do sinal. Sendo assim, ao lado do nome da operadora, você pode conferir um número. É com ele que devemos nos preocupar. O algarismo, assim como no Android, apresenta uma quantia normalmente negativa. Sendo assim, o mesmo sistema de “proximidade do zero” é válido.

Quando o Fiel Test é fechado, o sinal deve voltar a ser representado pelas barrinhas. Caso isso não aconteça, toque na área onde o nome da operadora é mostrado e tudo estará como antes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.