Como comprar um Certificado Digital SSL/TLS para seu site

2 min de leitura
Imagem de: Como comprar um Certificado Digital SSL/TLS para seu site

(Fonte da imagem: iStock)

Com a profissionalização de sites, é normal que dados sensíveis sejam acessados com certa frequência. Endereços de lojas virtuais, por exemplo, precisam tratar com dados como endereços, documentos e informações de contas bancárias que, se caírem em mãos erradas, podem causar grandes transtornos a todos os envolvidos.

Para garantir aos seus usuários que os seus dados estão seguros, você pode adquirir um certificado digital SSL/TLS. O que exatamente significa esse certificado? Nós falamos um pouco sobre isso (você pode ler mais clicando aqui), mas, resumindo, é um protocolo de internet para criptografia, o qual cria um canal seguro entre usuário e servidor.

Caso você tenha que lidar com os dados que citamos acima, talvez seja uma boa pedida adquirir esse certificado para o seu site. Mas como fazer isso? Explicaremos em poucos passos como você deve proceder.

1) Gerar um CSR do seu certificado digital

Para solicitar um certificado SSL/TSL, você precisa gerar um CSR. O CSR (Certificate Signing Request) é um arquivo de texto criptografado, gerado pelo servidor web do seu site. Ele contém as informações para a solicitação do certificado digital SSL/TLS.

Os dados necessários para gerar o CSR junto ao seu servidor web são:

  • Common name (server domain name): url onde o certificado vai ser utilizado;
  • Organization: nome oficial da empresa, igual ao existente no cartão do CNPJ. Caso você não tenha uma empresa, inclua o seu nome nesse campo e no próximo;
  • Organizational Unit: setor da sua empresa;
  • City or Locality: cidade.
  • State or Province: seu estado, escrito por extenso.
  • Country: país com dois caracteres. No caso, BR para Brasil.

Para ter mais informações sobre como gerar o CSR no seu servidor web, clique aqui.

2) Solicitando o seu certificado

Já com o seu CSR pronto, é hora de solicitar o certificado. Existem diversos serviços que podem vendê-lo. Cabe a você escolher um que se encaixe mais nas suas prioridades e valores.

Após ter feito a solicitação e realizado o pagamento, confirme com o serviço a validação do seu certificado.

3) Instalando o certificado no seu servidor

(Fonte da imagem: iStock)

Depois de receber o certificado do serviço que você escolheu, é hora de instalá-lo no seu servidor. Como o tipo de servidor depende para cada usuário, é interessante você verificar qual é o servidor em que o seu site está hospedado. Feito isso, realize a instalação de acordo com o tipo.

Para saber com exatidão como instalar um certificado SSL, clique aqui e veja como fazer isso, conforme o tipo de servidor que você utiliza.

Geralmente, após a instalação, para assegurar seus usuários de que seu site é seguro para o tráfego de dados sigilosos, você pode instalar um selo de segurança na sua página principal. Cada serviço oferece um código para você aplicar ao seu layout.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.