Android: como remover contatos duplicados da sua agenda

1 min de leitura
Imagem de: Android: como remover contatos duplicados da sua agenda

(Fonte da imagem: iStock)

Manter a lista de contatos de seu Android organizada é um verdadeiro desafio a ponto de você deixar uma enorme quantidade de nomes repetidos em seu aparelho? Então siga este tutorial do Tecmundo, que vai ensinar você a se livrar das duplicatas indesejadas, mesclando as informações de ambos em um único contato.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apagando duplicatas

O primeiro passo a ser seguido no processo é acessar os contatos do Google através da conta vinculada ao seu Android. Isso pode ser feito tanto abrindo o Gmail e mudando o modo “E-mail” para “Contatos” quanto usando o endereço “contacts.google.com” (sem aspas).

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, entre na aba “Meus contatos” para ver uma lista das pessoas cadastradas no seu aparelho. Daqui, você tem duas opções diferentes para remover os contatos duplicados, é só escolher qual delas se encaixa melhor às suas necessidades.

Limpeza manual

Embora mais lento, esse é o método mais seguro para evitar uma mesclagem de dados acidental. Para isso, basta selecionar múltiplos contatos na lista do serviço, clicar em “Mais” e escolher a opção “Mesclar contatos”. Não é possível desfazer essa ação, por isso, é bom checar para ter certeza de não estar unindo as pessoas erradas.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Limpeza automática

Caso você queira um método mais rápido, clique em “Mais” e escolha a opção “Encontrar e mesclar duplicatas...”. Ao fazer isso, o próprio serviço da Google procura por cópias de contatos e os lista para você.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Antes de pressionar no botão “Mesclar”, é uma boa ideia checar se os contatos e as informações a serem mescladas estão corretas clicando na opção “Detalhes”. Caso o Google Contacts tenha errado, é só desmarcar o contato.

.....

Seja qual for o método tomado por você, a mudança na lista dos contatos deve sofrer alterações assim que a próxima sincronização entre o aparelho e a conta for feita. Agora é só tomar cuidado para que tudo não volte para a bagunça que era antes.

Fonte: CNET

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.