Android: como usar o Google Maps offline

1 min de leitura
Imagem de: Android: como usar o Google Maps offline

(Fonte da imagem: iStock)

O Google Maps é uma das melhores ferramentas presentes no Android. Porém, ela infelizmente tem uma grande fraqueza: sem uma conexão com a internet, é simplesmente impossível utilizá-la – isto é, a não ser que você tenha baixado todo o conteúdo do aplicativo para seu aparelho.

Se você quiser aprender a fazer isso e não precisar se preocupar mais em estar conectado para saber onde está, é só seguir este tutorial do Tecmundo.

Importante: antes de prosseguir, certifique-se de estar com a última versão do Google Maps. Além disso, é bom lembrar que o processo pode mudar em atualizações futuras do aplicativo.

Gravando áreas

(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

Para gravar o mapa de uma área no seu smartphone, você pode fazer uma pesquisa no local desejado, carregando-o uma vez. Feito isso, vá até a barra de endereços para verificar as opções de busca. Na parte inferior da tela, deve aparecer a opção para tornar aquele mapa disponível em modo offline.

Caso não apareça, tente aproximar um pouco mais o zoom do Maps ou digitar na barra de endereço a seguinte mensagem: "ok maps".

Feito isso, você receberá uma mensagem de que o mapa foi salvo em cache, ficando disponível caso você esteja sem acesso a WiFi ou um plano de dados. Para testar se o mapa foi salvo ou não, desative as conexões do seu Android com a internet e tente acessar o endereço em questão.

É válido lembrar que esse armazenamento de mapas não está disponível em todas as cidades. Em nossos testes, algumas partes do mapa de Curitiba e São Paulo estavam indisponíveis.

Até o momento, o aplicativo não conta com uma forma simplificada para acessar os mapas salvos para consulta offline, mas, como ele conta com atualizações constantes, o app pode receber essa função em breve.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.