Android: como ativar um widget

1 min de leitura
Imagem de: Android: como ativar um widget

Se você gosta de baixar aplicativos para personalizar a interface do seu Android, com certeza já deve ter se deparado com os famosos “widgets”. Essas ferramentas são basicamente ícones “funcionais”, ou seja, mostram alguma informação para você além de servirem como atalho para as aplicações do smartphone.

A instalação dos widgets, no entanto, tem um processo um pouco diferente dos demais aplicativos da Google Play. Depois que você faz o download, é preciso ativá-los para que seja possível desfrutar das suas funcionalidades. Sendo assim, se você ainda não descobriu como isso é feito, siga o procedimento que vamos descrever e aprenda a deixar o seu Android mais funcional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pré-requisito

Lista de Widgets do Baixaki

Antes de qualquer coisa, você precisa escolher um widget para acompanhar o processo. Em nosso tutorial, vamos utilizar este item como exemplo.

Android 4.0

Passo 1

Depois de terminado o download e a instalação do widget que você escolheu, é preciso ativá-lo. No entanto, algumas versões do Android podem ter processos diferentes para lidar com essas ferramentas. Dessa forma, vamos descrever o procedimento no Android 4.0 e mostrar as diferenças para as demais versões.

Sendo assim, toque na sua tela principal e permaneça pressionando o dedo por alguns instantes. Desse modo, uma pequena janela será exibida. Nela, escolha “Adicionar à tela principal” e, em seguida, “Apps”.

Passo 2

Agora, selecione a guia “Widgets” no topo da tela e procure o item que você instalou.  Tendo encontrado, toque no ícone e mantenha o dedo pressionado até que uma tela para ajustar o widget apareça.

Passo 3

Feito isso, só é preciso arrastar o item para o local desejado e determinar o tamanho mais adequado.

Versões anteriores do Android para smartphones

Passo 1

Em smartphones que contam com versões mais antigas do SO da Google, o processo para adicionar widgets na tela principal é ainda mais simples. Primeiramente, você precisa tocar e manter o seu dedo na tela até que uma janela de opções seja exibida.

Passo 2

Em seguida, escolha a alternativa “Widgets” e procure o item que você instalou. Com isso, em alguns aparelhos, uma tela para escolher os tamanhos dos widgets pode ser exibida. No entanto, na maior parte dos casos, o item já aparece na tela principal, e você já pode conferir as informações que ele oferece.

Nota: tablets que possuem as variantes do Android 3.0 e 3.1 contam com uma espécie de “galeria de widgets”. Procurando essa opção, você pode gerenciar todos os itens na tela principal dos dispositivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.