Windows 8: 4 formas de fechar aplicativos Metro

2 min de leitura
Imagem de: Windows 8: 4 formas de fechar aplicativos Metro

Fechar um aplicativo no Windows é bem simples, basta clicar no botão “X”, presente no canto superior das janelas. Mas e quando a ferramenta utiliza a interface Metro, do Windows 8? Não tem nenhuma opção “Fechar” na tela dos programas.

Há diversas maneiras de encerrar uma aplicação Metro, e o Tecmundo mostra para você quatro delas. Todos os procedimentos apresentados a seguir utilizam recursos nativos do Windows 8, dispensando a instalação de qualquer aplicativo externo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Alt+F4

Quem nunca pegou um amigo na brincadeira do “Alt+F4”? O atalho faz parte do Windows desde as primeiras versões com interface gráfica, e não poderia faltar no Windows 8. Para encerrar uma aplicação Metro, basta pressionar a combinação de teclas “Alt+F4” e aguardar alguns segundos. O programa é fechado e o novo Menu Iniciar do sistema é mostrado.

(Fonte da imagem: iStock)

Drag Down

A outra forma de encerrar uma aplicação Metro é posicionar o cursor na parte superior da tela (até a seta virar uma mão), pressionar o botão esquerdo do mouse e arrastar a janela em miniatura que aparecer para a parte inferior da janela. Ao liberar o botão, o programa é fechado e a interface Metro exibida.

Botão direito nas miniaturas

Na interface Metro, se você posicionar o cursor do mouse na borda esquerda da tela, é possível visualizar a lista de aplicações em execução no momento. Além de ser uma boa maneira de navegar entre os programas abertos, também é um jeito bem prático para encerrar uma aplicação. Você só precisa clicar com o botão direito do mouse sobre a miniatura da ferramenta que deseja encerrar e selecionar a opção “Close” (ou “Fechar”).

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Gerenciador de tarefas

Embora não seja a forma mais indicada de encerrar um programa, utilizar o gerenciador de tarefas é um dos métodos mais aplicados por quem possui o Windows 8 instalado no computador. A vantagem desse método é que você consegue ter a certeza de que a aplicação realmente foi finalizada e não está rodando em segundo plano.

Pressionar o atalho “Ctrl + Shift + ESC” na interface Metro faz com que o gerenciador de tarefas do Windows 8 seja executado. Na janela que aparecer, acesse a guia “Processes”. Depois disso, é só selecionar a aplicação na lista de processos que aparecer e pressionar o botão “End task”.

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Apesar de ser bem simples, o processo acima fecha os programas de forma abrupta, impedindo você de salvar qualquer modificação feita. É recomendável que o gerenciador de tarefas seja utilizado para encerrar apenas aplicações que não estão respondendo às ações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.