3 programas para desligar o computador

2 min de leitura
Imagem de: 3 programas para desligar o computador

Você costuma deixar o computador ligado durante toda a noite para fazer downloads e outras tarefas enquanto você dorme? Essa até pode ser a forma mais fácil de realizar, por exemplo, limpezas mais complexas no PC, daquelas que levam horas e impedem que você use o computador, porém isso pode aumentar significantemente a sua conta de energia.

Se você quer continuar usando o computador durante a noite (ou outro período do dia) para esse tipo de atividade, mas precisa diminuir um pouco o seu gasto com energia e até mesmo poupar a sua máquina, deixando-a descansar, pode instalar um timer no seu PC.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Programas que desligam o computador automaticamente são realmente muito úteis e podem aumentar a vida útil do seu computador sem que você precise mudar muito os seus hábitos. Confira nesta seleção três ótimas alternativas de aplicativos que você pode usar para fazer isso.

DelayedSleep

O primeiro software desta lista é extremamente simples, e essa é a sua maior vantagem. Quem precisa de um contador de tempo sem muitas configurações complexas encontra no DelayedSleep uma ótima ferramenta.

Um programa sem complicações e que não precisa ser amplamente configurado. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

A sua interface é exatamente o que pode ser chamada de básica: apenas dois botões e dois modos de funcionamento. O primeiro deles se chama “By Duration” e funciona como um cronômetro, marcando quanto tempo falta para que o software desligue o computador. Já o outro modo é o “By Specific Time”, que desliga o PC quando um horário específico chega.

O DelayedSleep é um ótimo software que funciona bem para quando você tem operações acontecendo no seu computador com um horário certo para acabar, porém nem sempre esse é o caso, fazendo com que ele seja um pouco limitado nesse sentido.

TimeComX

Com mais opções do que o Delayed Sleep, esse aplicativo permite que você defina a atividade que deseja executar quando o tempo do contador se acabar. Por exemplo, se você quer que, em vez de desligar, o PC seja apenas colocado em modo de espera, é possível configurar isso em “Task”.

Mais opções para quem gosta de configurações avançadas. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

No começo ele pode ser um pouco confuso, mas em uma visão geral o programa funciona assim: escolha em “Task” a tarefa que você deseja que o computador faça (ser desligado, por exemplo) e em “Event” o modo de contagem de tempo.

Você pode inclusive colocar avisos e tirar screenshots alguns segundos antes do tempo estipulado para a execução da tarefa que você escolheu. Esse aplicativo conta ainda com outras funções, como um log de atividades e a possibilidade de criar perfis prontos.

SmartPower

Esse software é, quem sabe, o mais completo desta lista. Ele possui uma função especial que permite configurá-lo para que ele desligue o computador de acordo com algumas “regras” que você estabelecer.

Por exemplo, se você quiser que o computador seja desligado apenas quando um download for concluído, pode utilizar a opção “Network” e configurar o programa para que ele detecte quando a transferência de dados acabar, para que então o PC seja finalizado.

Regras personalizadas para o controle total do desligamento automático do PC. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

São várias opções de regrinhas que você pode configurar para fazer o programa desligar o computador (ou executar outra ação) exatamente nas condições que você quiser. Quando uma das regras for “quebrada”, o programa executa as ações necessárias para desligar o computador de forma correta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.