VLC Media Player: como transformar seu celular em um controle remoto do programa

2 min de leitura
Imagem de: VLC Media Player: como transformar seu celular em um controle remoto do programa


Muitas vezes, ao transformar nossos computadores em verdadeiros centros de mídia, buscamos uma maneira de nos desprender da máquina, podendo acessá-la à distância. Mas parece que continuamos presos a ela, principalmente por precisarmos de uma forma de controlar o que será acessado.

Instalando o VLC Media Player e realizando uma pequena configuração, você pode acabar com esse problema ao transformar o seu celular, conectado na mesma rede que o computador, em um controle remoto.

Você vai precisar do:

— VLC Media Player

1) Configurando o VLC Player

Dentro do VLC Player, acesse “Ferramentas”, seguido de “Preferências”. Dentro da opção, na parte inferior da janela, onde fica o campo “Exibir configurações”, selecione “Avançado”. Isso permitirá uma configuração mais completa do programa. Para este tutorial, verificaremos apenas a forma de habilitação do layout para web do VLC Media Player.

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Já visualizando todas as opções de configuração, escolha “Interface” e “Interfaces principais”. Dentro dessa área, você verá alguns campos que podem ser selecionados. Marque a caixa de “Web”.

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Salve e reinicie o VLC Media Player.

2) Configurando a conexão externa

Agora, você deverá abrir o VLC Media Player para o dispositivo externo — no caso, um smartphone — poder acessá-lo. Por padrão, a interface web está bloqueada e pode ser acessada apenas pelo seu host (se você quiser acessar a versão online do VLC Media Player, clique aqui). Sendo assim, é necessário configurar a conexão do aplicativo para ele ser acessado pelo seu celular.

A primeira coisa a se fazer é descobrir o endereço de IP do seu aparelho celular. Caso você esteja usando um iPhone, deve ir até “Ajustes”, escolher “Redes Wi-Fi” e, em seguida, selecionar a rede em que está conectado. Na aba “DHCP”, você verá o endereço IP do aparelho. Anote esse endereço.

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Caso você esteja utilizando um celular Android, vá até “Configurações” e “Redes sem fio”. Dentro dessa seção, escolha “Configurações de Wi-Fi”. Selecione a rede que você está conectado. Um popup com algumas informações da conexão será mostrado. Você poderá verificar o endereço IP do celular nessa janela. Anote o endereço.

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Agora, você deve acessar a pasta do VLC Media Player, que pode ser encontrada nos seguintes endereços:

No Windows:  C:\Arquivos de Programas\VideoLAN\VLC\lua\http

No Mac OS X: /Applications/VLC.app/Contents/MacOS/share/lua/http/.hosts

Linux: /usr/share/vlc/lua/http/.hosts

Quando tentar abrir o arquivo “.hosts”, será solicitado um programa para acessá-lo. Escolha o Bloco de Notas.

As últimas linhas do arquivo devem ser as seguintes:

# The world (uncommenting these 2 lines is not quite safe)

#::/0

#0.0.0.0/0

Abaixo delas, inclua uma linha iniciada com # e o título que você quiser (colocaremos “Meu computador e celulares”). Na linha seguinte, inclua o endereço IP do seu celular. Salve o arquivo e inicie o VLC Media Player.

3) Acessando o VLC Media Player pelo celular

Com tudo configurado, é hora de abrir o player no celular. Para fazer isso, é necessário que você abra o navegador de internet do seu celular e entre com o seguinte endereço:

http://endereço do IP da máquina com o VLC Media Player instalado:8080

Para descobrir o endereço IP do seu computador, abra uma janela de Prompt de Comando e digite o seguinte comando: "ipconfig". Serão mostradas várias informações sobre a sua conexão. Procure por “Endereço IPv4”. É esse o endereço de que você precisa.

Feito isso, você deverá ver a seguinte janela no seu celular:

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Agora, é só acessar a sua biblioteca de vídeos e músicas pelo celular e apertar o play. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.