Batman vs. Superman: figurinista fala sobre trajes e conta possível spoiler

3 min de leitura
Imagem de: Batman vs. Superman: figurinista fala sobre trajes e conta possível spoiler
Imagem: YouTube/Warner Bros. Pictures

O último dia da Comic Con Experience 2015 contou com painéis cheios de grandes nomes internacionais, e entre eles estava ninguém menos que Michael Wilkinson, o figurinista responsável pelas roupas dos heróis em “Batman vs. Superman: A Origem da Justiça”. Na ocasião, o membro da equipe do filme falou sobre seu trabalho e pode ter revelado um pequeno spoiler relacionado aos trailers mais recentes – portanto, pare de ler agora se não quiser saber.

Em um dos vídeos do longa que foram divulgados há pouco tempo pela Warner Bros., vemos uma cena em que um Batman com um uniforme surrado é capturado por soldados que servem ao Homem de Aço e acaba sendo desmascarado pelo kryptoniano. O fato de Superman estar agindo como um tirano nessa cena fez os fãs indagarem sobre o caminho que estaria sendo tomado pelo diretor do longa.

Durante o painel, Wilkinson falava sobre a concepção dos uniformes do Morcego quando foi questionado a respeito da roupa usada pelo herói na cena. “Nós chamamos de ‘traje pós-apocalíptico’. Em certo momento, Bruce Wayne fica obcecado com o risco representado pelo Superman e acaba tendo pesadelos com um mundo destruído em que ele nos dominou”, afirmou o figurinista, deixando escapar que tudo provavelmente não passou de um sonho.

Vestidos para a ocasião

Além do detalhe acima, Wilkinson explicou seu trabalho no desenvolvimento dos uniformes utilizados pelos heróis do filme. Segundo ele, a roupa do Superman sofreu mudanças sutis com relação ao que foi visto no seu próprio filme, passando a contar com uma textura inspirada nas cotas de malhas medievais, algo que “funciona muito bem nas câmeras”.

O tom da capa do herói também foi ressaltado, e o traje como um todo é “valorizado pelo físico de Henry Cavill” – afirmação recebida com risadas maliciosas da plateia. Outro detalhe interessante da nova roupa do herói é a presença de inscrições kryptonianas no símbolo com a letra S, que podem ser traduzidas na forma de uma citação do célebre Joseph Campbell: “onde pensarmos estar sozinhos, estaremos com todo o mundo”.

Já no caso no Batman, a situação é bastante diferente. Resgatando a essência dos desenhos de Frank Miller, os trajes do filme usam o cinza e preto clássicos dos quadrinhos e apresentam um herói “como nunca foi visto no cinema”. De acordo com Wilkinson, o fato de o Morcego do novo longa ter passado 20 anos lutando em Gotham faz com que isso se reflita em seu uniforme. “Ele tem rasgos, partes desgastadas. Não é perfeito como o do Superman”, comentou.

Tratando da armadura usada durante o combate com o Homem de Aço, também inspirada pelo trabalho de Miller, Wilkinson afirmou que o estilo rústico tem sua utilidade. “O Batman estava se preparando para lutar contra uma força alienígena. Precisava de algo intimidador”, explicou.

Outros heróis e filmes

Falando sobre o traje da Mulher-Maravilha, o figurinista demonstrou estar animado com o resultado da interpretação de Gal Gadot e disse que a personagem tem “um lugar especial” em seu coração. Segundo ele, o fato de a amazona ser uma guerreira inteligente e disciplinada que já passou por incontáveis batalhas deveria ser visível, o que resultou na aparência de armadura usada que ela recebeu.

No caso de Aquaman, por sua vez, Wilkinson disse ter sido um desafio conseguir retratar o herói como um ser ameaçador e verdadeiramente poderoso. Nesse caso, observar as tatuagens do ator Jason Momoa, que dá vida ao rei de Atlântida, ajudou o figurinista a pensar em algo apropriado. Quanto a outros heróis, o convidado disse não ter nada a revelar, mas afirmou já estar trabalhando nas vestimentas que serão usadas em “Liga da Justiça”.

O que você achou das novidades sobre Batman vs. Superman reveladas na CCXP 2015? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.