Estreando na CCXP, DC fala de diversidade e de novas HQs em seu painel

3 min de leitura
Imagem de: Estreando na CCXP, DC fala de diversidade e de novas HQs em seu painel
Imagem: DC Comics

Mesmo contando com um formato próprio e algumas boas doses de particularidades, a Comic Con Experience não nega suas origens e inspirações nos eventos norte-americanos no segmento. Assim, em sua segunda edição, a organização da badalada convenção geek conseguiu trazer para o Brasil uma atração que é bastante popular nos EUA: os painéis das principais editoras de quadrinhos. Fazendo sua estreia na feira, a DC Comics não economizou nasua participação e, para a felicidade dos fãs, trouxe nomes de peso da empresa, como Dan DiDio, Jim Lee e um bom punhado de artistas nacionais.

Empolgado além da conta desde que colocou os pés no palco do gigantesco Auditório Cinemark, DiDio, editor e vice-presidente sênior da DC há mais de dez anos, já começou tocando em um assunto bem quente. “Quem aí já assistiu ao novo trailer de ‘Batman vs Superman: A Origem da Justiça’, hein?”, questionou o executivo, já sabendo que seria recebido com gritos e palmas na sequência. O som do público que ocupou boa parte dos 2,5 mil assentos do local se intensificou ainda mais quando as perguntas foram sobre quem era fã do Superman, do Batman ou – o caso de muitos – de ambos.

Em seguida, o figurão trouxe ao palco o lendário desenhista Jim Lee, que agradeceu pela oportunidade de visitar o Brasil depois de 20 anos – já que visitou anteriormente o Rio de Janeiro em outro evento – e arrancou aplausos da galera. Os brasileiros, encabeçados pelo artista Joe Prado, porém, trouxeram algumas da maiores novidades da apresentação. Depois de receber Joe, Ivan Reis, Eddy Barrows e Eduardo Pansica no tablado, DiDio brincou que infelizmente não tinha nenhum segredo bombástico para revelar, mas que, por não entender português, não poderia controlar o que os brasileiros falariam.

O primeiro a dar um gostinho do que vem em 2016 na Casa das Ideias foi Pansica, que revelou estar trabalhando em uma nova série do Nuclear – sim, aquele que já foi de algumas das formações da Liga da Justiça – junto ao criador do personagem, Gerry Conway. O mistério do painel ficou na conta da dupla Joe Prado e Ivan Reis, que já trabalharam juntos na reformulação mais recente do Aquaman e, agora, revelaram que devem engatar em uma continuação da série, trazendo um segredo do qual eles não podem falar. Será algo relacionado ao filme do herói, aguardado para 2018? Isso, eles não disseram.

Influência e diversidade

Preparando o terreno para a chegada de Frank Miller ao Brasil, Dan DiDio falou de forma breve sobre o mais novo lançamento do autor pela DC, The Dark Knight III: The Master Race, e de como o título original da franquia O Cavaleiro das Trevas impactou toda uma geração de quadrinistas nos Estados Unidos e no resto do mundo. Jim Lee, por exemplo, comentou como a leitura dessa HQ foi importante na sua vida, fazendo com que, aos 20 e poucos anos, finalmente decidisse dar um tempo da faculdade de medicina para se focar apenas em fazer quadrinhos.

Durante a seção de perguntas e respostas aberta ao público, os dois convidados internacionais foram questionados sobre como a editora lida com o papel da mulher e da pluralidade sexual como um todo dentro das histórias em quadrinhos. Para Lee, a representação feminina cada vez mais forte nas páginas da revista da casa e a presença casais LGBT ajudam na discussão de preconceitos e atraem um novo público para os produtos da companhia. DiDio complementou a afirmação dizendo que a diversidade é muito importante para a DC, assim como criar boas histórias para esses personagens.

Vale notar que, em determinado momento, o sempre bem-humorado editor da DC Comics não se segurou e saiu para o meio do público, com um microfone em mãos, indo de um canto ao outro do espaço para que o pessoal pudesse fazer perguntar aos integrantes do painel ou simplesmente para dizer: “E aí, o que você acha que o Jim deve desenhar, hein? Em que você gostaria de vê-lo trabalhando?”. A brincadeira foi feita para dizer que Lee vai ser o responsável por um dos especiais que devem acompanhar o lançamento de The Dark Knight III. E aí, curtiu as novidades do mundo das HQs?

Serviço

A Comic Con Experience ocorre de 3 a 6 de dezembro no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, próximo a estação Jabaquara do Metrô. Para mais informações sobre a programação e regras do evento, visite o site oficial da CCXP e não deixe de conferir as notícias por aqui.

Qual é a sua HQ preferida da DC Comics? Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.