Tá manjando mesmo? A ficção científica vai muito além do que você imagina

2 min de leitura
Imagem de: Tá manjando mesmo? A ficção científica vai muito além do que você imagina

Um dos painéis mais interessantes da Comic Con Experience 2015 – e no qual estivemos presentes – foi o que tratou do tema “Universos da Ficção Científica”, em que os editores Adriano Fromer Piazzi e Daniel Lameira, da editora Aleph, deram um panorama da ficção científica e falaram sobre suas mudanças ao longo da história, a migração de mídias, o alcance a novos públicos, entre outros pontos.

Numa apresentação informal e cheia de curiosidades, os dois abordaram as nuances dessa temática tão querida pelos geeks – hoje amplamente difundida – e discorreram sobre tópicos interessantes dentro desse nicho.

Os editores Adriano Fromer Piazzi e Daniel Lameira, da Aleph, revelaram várias curiosidades sobre a ficção científica

“A função da ficção científica é inspirar o futuro. (...) Muita gente ainda tem aquela visão hollywoodiana de ficção científica, pensa que é só robô se explodindo, ETs, coisa e tal. Mas na verdade há muitas temáticas dentro desse conceito. O cinema mostrou muito isso, e agora os grandes roteiristas e artistas estão migrando para as séries”, disseram os editores.

Cyberpunk, steampunk, uplift... Você conhece todos os termos?

As palavras pronunciadas num papo nerd sobre ficção científica soam gregas a quem escuta de fora e não pertence a esse mundinho ou não tem tanta familiaridade com ele. Sheldon (de “Big Bang Theory”) que o diga. Em um dos slides da apresentação, os editores apresentaram alguns termos oriundos dessa temática. Confira os mais curiosos:

  • Ciberespaço
  • Dieselpunk
  • Cyberpunk
  • Steampunk
  • Uplift
  • Slipstream
  • Sci-fi
  • Spy-fi

Se fôssemos discorrer sobre cada um aqui, esta matéria se transformaria numa Bíblia. Mas a origem dos termos é interessante. A palavra “ciberespaço”, por exemplo, foi um neologismo criado por William Gibson no clássico “Neuromancer”, uma das obras mais icônicas da temática cyberpunk.

"Neuromancer" é um ícone da ficção científica e se integrou rapidamente à cultura pop

Startac, da Motorola? Veio de Star Trek!

Essa muitos sabem e muitos não: um dos celulares mais consagrados da Motorola, o saudoso Startac, tem esse nome inspirado pela franquia “Star Trek”, que usava dispositivos de comunicação que, na época, eram aparelhos sem precedentes.

“Não é só o Startac. Muitas coisas do mundo real foram inspiradas pela ficção. É por isso que dizem que a ficção prevê o futuro. Lá, aparecem muitas coisas que surgem na vida real anos ou décadas depois”, ponderaram os editores.

E você, se classifica um manjador da ficção científica? Comente mais sobre o assunto nos comentários abaixo. Dá para ter debates muito saudáveis sobre o tema.

A Comic Con Experience 2015 vai até o próximo domingo, dia 6, no São Paulo Expo, e nós estaremos lá todos os dias para a cobertura completa.

Como você avalia a importância da ficção científica no entretenimento? Discuta no Fórum do TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.