Procon-SP adiciona quatro sites em sua “lista negra” de lojas virtuais

1 min de leitura
Imagem de: Procon-SP adiciona quatro sites em sua “lista negra” de lojas virtuais
Imagem: Bleez

Fique de olho: evite comprar qualquer coisa nas lojas Pescaria Urbana, Oliveira Shopping, Poucas Horas e Poucas Horas Clube. O escritório paulista da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) acaba de atualizar sua lista negra de sites não-confiáveis, adicionando esses quatro domínios e totalizando 388 endereços no índice.

De acordo com o órgão, as quatro lojas denunciadas foram notificadas judicialmente por conta de inúmeras reclamações por parte de seus consumidores, mas não responderam contato e seus responsáveis jamais foram encontrados. A principal queixa dos internautas é a falta de entrega dos produtos comprados.

Em uma postagem publicada em seu blog oficial, o Procon-SP afirma que essas empresas estão sendo rastreadas através de outros órgãos como a Junta Comercial, Receita Federal, Comitê Gestor da Internet (CGI.br, responsável por gerenciar os domínios .br) e o departamento da polícia especializado em combater crimes eletrônicos.

Até o momento em que esta matéria foi escrita, o Poucas Horas e o Poucas Horas Clube já haviam sido retirados do ar; contudo, o Oliveira Shopping e o Pescaria Urbana ainda funcionavam normalmente.

Como se prevenir

O Procon-SP oferece algumas dicas para quem não deseja ser vítimas de lojas online fraudulentas enquanto navega pela internet. O órgão ressalta a importância de pesquisar sobre o estabelecimento antes de realizar qualquer compra, conferindo dados básicos como razão social, telefone e CNPJ – cuja veracidade pode ser consultada facilmente através do site oficial da Receita Federal.

Também é essencial desconfiar de preços baixos demais e lojas que permitem o pagamento apenas via boleto bancário e/ou depósito em conta. Por fim, nunca é demais lembrar que é bom procurar depoimentos de outras pessoas que já compraram algo naquela mesma loja – é fácil encontra-los em redes sociais ou sites especializados como o Reclame Aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.