Encomendas dos EUA e da China estão sendo retidas por até 90 dias

1 min de leitura
Imagem de: Encomendas dos EUA e da China estão sendo retidas por até 90 dias

(Fonte da imagem: iStock)

Consumidores brasileiros que costumam fazer compras internacionais têm reclamado bastante nas últimas semanas em razão do aumento do período para entrega dos produtos. As mercadorias, que antes chegavam por aqui em até duas semanas, estão demorando em alguns casos mais de 90 dias para chegar à residência de quem fez o pedido.

De acordo com o Blog do Jotacê, um dos principais sites de colecionadores de DVD e Blu-ray do Brasil, informações obtidas de maneira extraoficial podem esclarecer o que exatamente está acontecendo. Uma fonte entrevistada pelo site, que trabalha junto aos Correios, afirma que todas as mercadorias vindas dos EUA estão passando por um processo de retenção na Receita Federal.

Ao chegarem ao Brasil, os pacotes são separados e remetidos para um setor especial, onde ficam aguardando vistoria. O prazo legal para análise dos produtos é de 90 dias e, após esse período, as mercadorias devem ser enviadas para os destinatários, independente de terem sido analisadas ou não.

O fato de as mercadorias vindas dos EUA e da China serem as mais visadas pela Receita Federal não significa, necessariamente, que elas serão tributadas, já que esse processo é feito por amostragem. Por conta disso, caso você tenha feito alguma compra internacional, passe a contar sobre ela um prazo de 90 dias além da data-limite informada pela loja em que você adquiriu o produto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.