Os codecs e seus diferentes pacotes

  • Visualizações11.246 visualizações
Por Eduardo Karasinski em 18 de Setembro de 2008

Compatibilidade com muitos formatos de áudio e vídeo.Hoje em dia os codecs são absolutamente necessários. Mas você sabe para que eles servem? Bem, graças aos codecs, qualquer arquivo de áudio e/ou vídeo pode ser salvo e lido em qualquer formato de codificação. Ou seja, os codecs servem para codificar e decodificar conteúdo multimídia.

Você com certeza deve ter se deparado com muitos formatos diferentes ao visualizar arquivos baixados da internet. Isso ocorre porque alguns tipos de codecs possibilitam que ocorra uma grande compressão de vídeo e áudio, diminuindo consideravelmente o tamanho do arquivo. Provavelmente você já ouviu falar de formatos como o DivX e o MP3.

Devido à grande quantidade de codecs diferentes, torna-se difícil saber qual deles foi usado para certos arquivos. Assim foram lançados diversos pacotes de codecs, todos com fácil instalação e de enorme utilidade, pois tornam qualquer computador compatível com uma variedade muito grande de formatos. Confira abaixo alguns dos mais populares pacotes de codecs:


K-Lite Codec Pack

Com certeza é o pacote mais famoso de codecs, devido à sua facilidade de uso e grande compatibilidade. Traz uma ótima coleção de codecs VFW (Video For Windows) e ACM (Audio Compression Manager), filtros de DirectShow, além de várias ferramentas. Entretanto, lançou diversos tipos diferentes de pacotes:

s mais variados tipos de codecs estão presentes no K-Lite!     • K-Lite Codec Pack Full

   Suporta uma porção de formatos de áudio e vídeo. Inclui decodificadores para diversos formatos de áudio menos comuns. Também suporta a codificação de vários formatos de vídeo. É ótimo para usuários avançados que querem ter muitos codecs e pessoas que fazem edição e codificação de vídeo.

     • Real Alternative

     O Real Alternative toca arquivos do RealMedia sem que você precise instalar o RealPlayer. Todos os formatos do RealMedia, como o RA, RM, RMVB etc. são suportados, assim como o conteúdo de streaming encontrado em páginas da internet. Além disso, ele é leve, fácil de instalar e possibilita que você use qualquer player para executar os arquivos dos formatos.

     • K-Lite Mega Codec Pack

     Simplesmente combina o conteúdo do K-Lite Codec Pack Full e do Real Alternative. Garante que o seu computador irá suportar todos os formatos mais comuns e até os nem tão comuns assim. Tem tudo que você precisa para reproduzir seus filmes sem ter nenhuma dor de cabeça.


XP Codec Pack

Traz os codecs mais requisitados, ou seja, somente aqueles que podem realmente ser necessários, como o DivX, MP4, MPEG-1 e 2, além de alguns formatos de som, incluindo AAC e OGG. Também acompanha o Media Player Classic, como o K-Lite. Sua vantagem em relação à outros pacotes é que só traz o que é indispensável, sendo mais leve em seu PC.

Alguns pacotes são mais profissionais, outros mais simples.

ACE Mega CoDecS Pack

Um enorme pacotão, sendo o maior em tamanho graças aos seus 49 MB. Traz uma infinidade de codecs e filtros, resolvendo muitos tipos de incompatibilidade. Conta com 103 codecs e 123 filtros. A diferença quanto a outros pacotes que são também muito completos, é o fato de que o ACE instala uma quantidade muito maior de codecs que são extremamente raros. Ou seja, o ACE é muito mais profissional, possibilitando que você consiga executar até arquivos corrompidos no Windows Media Player.


($InsereProgs$)($CODInsereProgs$)35105,35104,32938,30616,53242,42936,27766($/CODInsereProgs$)



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!