Veja 11 objetos cenográficos reaproveitados em vários filmes do cinema

5 min de leitura
Imagem de: Veja 11 objetos cenográficos reaproveitados em vários filmes do cinema
Imagem: Sin City Wikia

Sempre que imaginamos as superproduções de cinema, pensamos nos milhões gastos em cenários, objetos, armas, armaduras, naves espaciais e os mais variados e banais itens possíveis utilizados em uma gravação. Contudo, o que é feito com essa quantidade enorme de coisas? Aparentemente, Hollywood é mais reciclável do que você imagina.

Diversos longas-metragens compartilham aparatos para as filmagens, desde carros e metralhadoras a jornais e placas de automóveis. Sim, surpreendentemente, até mesmo os pequenos detalhes são reaproveitados em outras obras. Nesta lista, selecionamos os 11 itens cenográficos reutilizados em outros filmes ou séries.

Vale ressaltar que os objetos abaixo são literalmente os mesmos, ou seja, não são inspirados, refeitos ou produzidos com base nos originais. Caso você esteja confundindo com a lista de cenas reaproveitadas, você pode acessá-la aqui.

1 – Minigun de “O Exterminador do Futuro 2” em “Predador”

“O Exterminador do Futuro 2” foi um dos longas-metragens que consagraram Arnold Schwarzenegger no papel de brutamontes poderosos do cinema – no bom sentido, é claro. Durante uma certa cena, o ator utiliza uma minigun (aquela metralhadora giratória, sabe?) para dizimar uma equipe policial. Sequência nota 10 de um filme de ação, certo?

Aparentemente, James Cameron adorou a ideia e quis replicá-la em uma de suas obras, o “Predador”, a qual, ironicamente, também é protagonizada pelo artista austríaco. A mesma arma foi reaproveitada em uma sequência (será que Arnold a trouxe de casa?) do longa pelo ator Bill Duke.

2 – Espada Hattori Hanzo de “Kill Bill” em “Sin City”

Para quem é fã das obras de Tarantino, o nome Hattori Hanzo é tão famoso quando o próprio Mickey, da Disney. Forjada por este lendário ferreiro, a katana utilizada por Uma Thurman (Beatrix Kiddo) em “Kill Bill” deu as caras em outro filme sanguinário: “Sin City”. No longa-metragem inspirado na obra de Frank Miller, a atriz Devon Aoki (Miho) aparece com duas espadas japonesas. Adivinhe? Sim, são duas Hattori Hanzo.

3 – Avião de “True Lies” em “Os Vingadores”

Mais um filme no qual Arnold Schwarzenegger aparece. Durante uma sequência de “True Lies”, o artista dirige um jato AV-8B Harrier (o famoso Hydra de GTA San Andreas), que é o mesmo avião que aparece no hangar de “Os Vingadores” no qual o Hulk e o Thor batalham.

4 – Ídolo de ouro de “Os Caçadores da Arca Perdida” em “Cine Majestic”

Quem não se lembra da icônica cena no qual Indiana Jones (Harrison Ford) pega o ídolo de ouro e corre de uma pedra gigante? Esse mesmo artefato aparece em um filme fictício dentro do longa-metragem “Cine Majestic”, chamado de Piratas das Areias da Sahara. Além disso, o objeto deu as caras em “Pequenos Espiões 2” também.

5 – Capacitador Mr. Fusion de “De Volta para o Futuro 2” em “Alien: O Oitavo Passageiro”

Você pode se perguntar: o que uma franquia tem a ver com a outra? Bom, a resposta é “nada”. Contudo, elas compartilham um item bem peculiar. O capacitor Mr. Fusion de “De Volta para o Futuro 2”, que funciona a base de lixo orgânico, é a cafeteira utilizada em “Alien: O Oitavo Passageiro”. Entretanto, essa é bem difícil de observar e é preciso um olhar clínico.

6 – EVA Pod de “2001: Uma Odisseia no Espaço” em “Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma”

Além de serem duas franquias de ficção científica, elas não têm nada a ver uma com a outra. Isso sem contar, é claro, com o EVA Pod, utilizado pelos astronautas da obra de Kubrick, que aparece como uma sucata no primeiro episódio moderno da série Star Wars enquanto Qui-Gon Jinn caminha por Tatooie.

Há rumores de que, na verdade, este item é de “2010: O Ano Em Que Faremos Contato”, a sequência do longa original, pois supostamente o diretor havia destruído todos os objetos utilizados na filmagem da primeira obra.

7 – Jornal de “Um Amor de Família” em diversos filmes e séries

“Um Amor de Família” (também conhecido por “Married With Children”), com o astro Ed O'Neill, marcou por muitos aspectos, incluindo o icônico jornal que ele lia todos os dias. O periódico ficou famoso e foi reproduzido em diversas outras séries (incluindo “Modern Family”, no qual o ator trabalha), como “That 70’s Show”, “Desperate Housewives”, “Onde os Fracos não têm Vez” e “O Advogado dos 5 Crimes”.

8 – Carro Oldsmobile Delta 88, dos filmes de Sam Raimi

Esse carro (um Oldsmobile Delta 88, de 1973) icônico já apareceu em muitos longas-metragens do diretor Sam Raimi, responsável por filmes como “Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio”, “Arraste-me para o Inferno” e até mesmo a primeira trilogia de “Homem-Aranha” (alguém se lembra do carro do Tio Ben?).

O interessante é que o veículo é do próprio Sam Raimi, e ele já apareceu até mesmo em filmes de época, como “Rápida e Mortal”, uma obra de Velho Oeste que se passa em 1880. Segundo a produção, o automóvel serviu como base para construir uma carruagem que enfeitava o cenário.

9 – A icônica placa de carro “2GAT123”

Como é que é? Uma placa de carro? Por mais estranho que pareça, essa placa já apareceu em mais filmes que muitos atores por aí. Os produtores a utilizam como uma “placa genérica” que só existe no mundo fictício.

O objeto já deu as caras em “L.A. Story”, “K-9”, “Quando um Homem Ama uma Mulher”, “Beijos e Tiros”, “Dia de Treinamento” e muitas outras obras.

10 – Computador de bordo de “Alien: O Oitavo Passageiro” em “Blade Runner”

Este objeto é particularmente interessante de se analisar, pois há muitas teorias de que o universo de “Alien” e de “Blade Runner” é o mesmo. Há diversos motivos que levam a essa suposição, incluindo este computador de bordo que possui a mesma interface e botões. Certamente, pode ser apenas uma redução de custos para as produções de Ridley Scott, mas é um pequeno easter egg bacana.

11 – Capacete de “Tropas Estelares” em “Planeta dos Macacos”

O uniforme dos soldados de “Tropas Estelares” é bem icônico no universo de ficção científica. Contudo, ele já deu as caras em outras obras do mesmo gênero, como é o caso do remake de “Planeta dos Macacos”, de 2001. Os primatas aparecem utilizando a armadura quando Mark Whalberg volta à Terra no final.

Você conhece algum item de gravação reutilizado em diversos filmes diferentes? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.