Retrospectiva Star Wars: relembre os principais acontecimentos da saga

8 min de leitura
Imagem de: Retrospectiva Star Wars: relembre os principais acontecimentos da saga

Depois de quase 40 anos do lançamento do primeiro filme, a saga Star Wars retorna esta semana aos cinemas de todo o mundo com a estreia do sétimo capítulo da série, dando início a uma nova etapa da franquia.

A expectativa é grande para O Despertar da Força, que traz de volta alguns dos personagens mais famosos das telas, como Han Solo, Leia, Chewbacca e os robôs C-3PO e R2-D2, ao mesmo tempo em que apresenta novatos que devem conquistar uma nova geração de fãs.

Reprodução/Lucasfilm

A história de O Despertar da Força se passa 30 anos depois de O Retorno de Jedi, mas o novo filme não deve exigir um extenso conhecimento sobre a história pregressa de Star Wars, já que a intenção é atrair todas as faixas de espectadores.

Mesmo assim, não custa relembrar os principais acontecimentos dos episódios anteriores para se preparar para este grande lançamento!

Abaixo, contamos em linhas gerais a história dos seis primeiros capítulos da saga, recordando a trajetória de Obi-Wan Kenobi, a transformação de Anakin no vilão Darth Vader, e a jornada do herói Luke Skywalker combatendo o Lado Sombrio da Força. Confira:

Episódio I: A Ameaça Fantasma

A história da saga começa com Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) e seu mentor, o Cavaleiro Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson), que embarcam em uma missão para ajudar o governo da República a impedir o bloqueio espacial imposto pela Federação do Comércio.

Durante a viagem, porém, os Jedi descobrem que a Federação invadiu o planeta Naboo por motivos obscuros, e por isso, eles são obrigados a resgatar a Rainha Amidala (Natalie Portman) e levá-la à capital Coruscant.

No caminho, os Jedi param no planeta desértico Tatooine, onde conhecem um menino escravo chamado Anakin Skywalker (Jake Llyod), em quem Qui-Gon sente uma forte presença da Força.

Reprodução/Lucasfilm

Anakin vence uma corrida de Pod Racers e consegue sua liberdade para seguir viagem com os Cavaleiros Jedi e com a Rainha Amidala. Porém, seu treinamento na Força é impedido pelo Conselho Jedi, que sente algo sombrio no garoto.

Qui-Gon e Obi-Wan enfrentam Darth Maul (Ray Park), um discípulo de Darth Sidious (Ian McDiarmid) que perseguia os Cavaleiros Jedi desde Tatooine. Maul mata Qui-Gon e, em seguida, é vencido por Obi-Wan. Para seguir os planos de seu mentor, Obi-Wan decide treinar o menino Anakin.

Episódio II: Ataque dos Clones

Dez anos após a tentativa de invasão do planeta Naboo, Anakin (Hayden Christensen) é designado para proteger a senadora Padmé Amidala, que vem sendo ameaçada por facções separatistas. Com o passar do tempo surge um romance proibido entre os dois, já que os Cavaleiros Jedi não têm permissão para se apaixonarem.

Paralelamente, Obi-Wan tenta desvendar quem são os responsáveis pelos atentados e, de quebra, acaba descobrindo um exército de clones encomendado para a República por um Mestre Jedi. A investigação leva Obi-Wan ao planeta Geonosis, onde acaba nas mãos de Conde Dookan (Christopher Lee), outro discípulo de Darth Sidious.

Reprodução/Lucasfilm

Anakin pressente que sua mãe está em perigo no planeta Tatooine e segue para lá junto com Amidala. Ao chegar ao seu antigo lar, Anakin testemunha o assassinato de sua mãe e, em um ataque de raiva, mata todos os envolvidos.

Em seguida, Anakin segue para Geonosis para ajudar Obi-Wan. Os Cavaleiros Jedi e os Clones da República enfrentam os droides da Federação em uma grande batalha, mas Anakin acaba perdendo um braço durante a luta. Yoda demonstra suas habilidades Jedi enfrentando o Conde Dookan.

Episódio III: A Vingança dos Sith

As Guerras Clônicas estão em pleno andamento e as diferenças entre o Conselho Jedi e o Chanceler Palpatine (Ian McDiarmid) aumentam cada vez mais. Anakin mantém um elo de lealdade com Palpatine, para quem ele conta o sonho que teve de sua esposa Amidala morrendo no parto.

Palpatine seduz Anakin para o Lado Sombrio da Força com promessas de poder e de salvar Padmé. O Cavaleiro Jedi Mace Windu (Samuel L. Jackson) descobre que Palpatine é, na verdade, Darth Sidious, mas é morto com a ajuda do novo discípulo. Em seguida, Sidious decreta a Ordem 66 para o exército de clones aniquilar todos os Cavaleiros Jedi.

Reprodução/Lucasfilm

Obi-Wan parte atrás de Anakin, na esperança de salvar seu pupilo. Porém, Anakin machuca Amidala e culpa o antigo mestre pelo ocorrido, dando início a uma intensa luta entre os dois. Obi-Wan deixa Anakin quase morto, mas ele é resgatado por Darth Sidious, que o transforma em Darth Vader.

Amidala dá luz aos gêmeos Luke e Leia, e morre após o parto. Yoda e Obi-Wan decidem manter as crianças protegidas e em segredo. Obi-Wan leva Luke para ser criado pelos seus tios em Tatooine, enquanto o senador Organa (Jimmy Smits) adota a menina Leia e a carrega para o planeta Alderaan. Yoda se exila no planeta pantanoso Dagobah. Já C-3PO tem sua memória apagada.

Episódio IV: Uma Nova Esperança

Um grupo conhecido como Aliança Rebelde tenta impedir o avanço dos planos do opressivo Império Galáctico. Antes de ser capturada por Darth Vader, a princesa Leia Organa (Carrie Fisher) envia uma mensagem através do droide R2-D2 ao planeta Tatooine.

O droide, junto com o robô C-3PO, acaba sendo adquirido pelo tio de Luke Skywalker (Mark Hamill). Limpando o droide, Luke descobre a mensagem endereçada a Obi-Wan (Alec Guinness) e imagina que Ben Kenobi, um antigo ancião da região, pode ser a pessoa a quem a princesa está pedindo ajuda.

Após Luke e os droides encontrarem o velho ancião nas montanhas, Ben revela que é mesmo o antigo Cavaleiro Jedi Obi-Wan Kenobi. Ao voltar para casa, porém, Luke descobre que seus tios foram mortos por tropas do Império Galáctico enviadas atrás dos droides. Sem razão para ficar, Luke decide se juntar a Ben e aos robôs na missão.

O grupo contrata o mercenário Han Solo (Harrison Ford), acompanhando de seu parceiro, o wookiee Chewbacca, para levá-los ao planeta de Alderaan com a nave Millennium Falcon.

Reprodução/Lucasfilm

Enquanto isso, Vader tortura Leia para obter informações sobre a Aliança Rebelde e sobre os dados roubados da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial que tem a capacidade para destruir um planeta. Como a princesa se recusar a dar respostas, o Império decide explodir Alderaan, matando instantaneamente milhares de pessoas (incluindo os pais adotivos de Leia).

Quando a Millennium Falcon chega ao local, os tripulantes da nave se deparam com os restos de Alderaan e são atraídos pelo raio trator da Estrela da Morte. Dentro da estação espacial, Luke, Han, Chewbacca e os robôs seguem para libertar a princesa, enquanto Ben tenta desligar o campo de força para que o grupo possa escapar do local.

Obi-Wan enfrenta seu antigo pupilo, Darth Vader, e acaba morrendo no duelo. Luke testemunha a morte de Ben e foge, em seguida, com Han, Leia, Chewie e os robôs. Junto com as tropas da Aliança Rebelde, o grupo planeja um ataque à Estrela da Morte, usando os dados anteriormente roubados pela princesa. A estação é destruída, mas Darth Vader escapa.

Episódio V: O Império Contra-Ataca

A Aliança Rebelde se esconde no planeta gelado de Hoth, mas Darth Vader está obstinado em encontrar o piloto Luke Skywalker, que destruiu a Estrela da Morte. A relação de Han e Leia se intensifica nesse período. Uma sonda das forças imperiais encontra a base dos rebeldes, obrigando-os a fugir do local.

Luke é guiado pelo espectro de Obi-Wan a seguir para o planeta Dagobah para ser treinado pelo Mestre Jedi Yoda. Enquanto isso, Han, Leia, Chewie e robôs escapam na Millennium Falcon de ataques do Império e vão para a Cidade das Nuvens, no planeta Bespin, para reparar a nave com a ajuda de Lando Calrissian (Billy Dee Williams), antigo amigo de Solo.

Reprodução/Lucasfilm

O que o grupo não sabe é o que o caçador de recompensas Boba Fett (Jeremy Bulloch) seguia a Millennium Falcon desde o último encontro da nave com as tropas imperiais e preparou uma armadilha para os rebeldes. Lando é obrigado a entregar seus hóspedes para Vader, e Han Solo acaba sendo congelado em carbonite para Boba Fett levá-lo de volta a Jabba the Hutt, com quem Solo mantém uma dívida.

Luke pressente que seus amigos estão em perigo e segue para a Cidade das Nuvens. O jovem Skywalker enfrenta Darth Vader, mas tem sua mão decepada no conflito. Vader revela para Luke que é seu pai e tenta persuadi-lo a se unir a ele no Lado Sombrio da Força. Luke escapa e é resgatado por Leia, que conseguiu fugir das tropas imperiais com a ajuda de Lando.

Episódio VI: O Retorno de Jedi

Depois de enviar os droides para negociar a libertação de Solo com Jabba the Hutt, e de Leia e Lando tentarem, sem sucesso, resgatar o mercenário; Luke invade o palácio e acaba, ele também, aprisionado. Apesar disso, Luke consegue se libertar e salvar seus amigos, eliminando Boba Fett no processo. Já Leia se vinga de Jabba, enforcando o contrabandista em formato de lesma com uma grossa corrente.

Luke volta para o planeta de Dagobah para terminar seu treinamento Jedi com Yoda. Um pouco antes de morrer, devido à idade já avançada, o Mestre revela para Luke que ele tem uma irmã gêmea, Leia. Yoda diz ainda que Luke só será um Cavaleiro Jedi quando destruir Darth Vader, mesmo sendo este seu pai.

Paralelamente, o Imperador, o verdadeiro lorde do mal, supervisiona a construção de uma nova Estrela da Morte, que usa um campo de força emitido da Lua Endor como proteção. Membros da Aliança Rebelde conseguem essas informações e planejam uma missão para desligar o escudo de força e destruir a ameaçadora estação espacial.

Reprodução/Lucasfilm

Na Lua Santuário, os rebeldes ganham a ajuda dos pequeninos Ewoks, seres da floresta que acham que C-3PO é um deus. O grupo consegue invadir a base imperial e desativar o campo de proteção da nova Estrela da Morte, enquanto naves rebeldes combatem as tropas no espaço.

Depois de contar para Leia que eles são irmãos gêmeos e filhos de Vader, Luke se entrega aos inimigos na tentativa de salvar seu pai do Lado Sombrio da Força. O jovem Skywalker sofre provocações do Imperador Palpatine, que deseja que Luke libere sua raiva e ceda ao Lado Sombrio. Porém, quando o Imperador ataca Luke e ameaça matá-lo, Darth Vader intervém e mata o Lorde Sith, salvando seu filho.

Gravemente ferido, Vader pede para que Luke tire sua máscara para que ele possa ver o filho com seus próprios olhos antes de morrer. Vader diz para Luke que o filho sempre esteve certo sobre a dúvida em seu pensamento. De volta à Lua Endor, Luke crema o corpo de seu pai. Depois da destruição da Estrela da Morte, os rebeldes comemoram, e os espíritos de Obi-Wan, Yoda e Anakin aparecem lado a lado.

Reprodução/Lucasfilm

E aí, gostou dessa recapitulação? Fique ligado para mais matérias especiais de Star Wars aqui no Minha Série!

Via Minha Série.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.