Confira os 15 robôs mais famosos do mundo do cinema

7 min de leitura
Imagem de: Confira os 15 robôs mais famosos do mundo do cinema

Quando pensamos no mundo do futuro, sempre imaginamos que ele será repleto de carros voadores, de aparelhos sofisticados e de robôs. Pode não ser necessariamente a tendência realista, mas a nossa projeção sempre pende para esse lado da balança por conta da influência hollywoodiana inserida nas mídias que consumimos.

Durante décadas, esta visão foi recriada inúmeras vezes em filmes, séries, quadrinhos e até mesmo jogos, gerando inúmeros centenas de personagens famosos, reconhecidos por qualquer pessoa nos quatro cantos do globo. Nesta lista, vamos reunir as 15 máquinas mais famosas do mundo do cinema.

Na seleção abaixo, inserimos apenas máquinas que seguem a mesma linha dos androides, ou seja, que possuem corpo e consciência própria. Portanto, deixamos para colocar o HAL 9000, o RoboCop, os grandalhões de Pacific Rim e o Mechagodzilla em outra lista, pois não se enquadram nas características descritas acima.

1 – Gigante de Ferro (Gigante de Ferro, 1999)

Esta animação da Warner Bros. surpreendeu pelo enredo e pela qualidade dos traços, dignos de qualquer filme da Disney. A história se passa na década de 50 e retrata um garoto que encontra um robô gigante em um ferro-velho. Em pouco tempo, os dois se tornam melhores amigos, mas as brincadeiras devem ser escondidas para que o governo americano não descubra o gigante.

Grandes estrelas de Hollywood dublaram o filme, como Vin Diesel, Jennifer Aniston e John Mahoney. O grandioso androide se destaca por sua bondade e seu carisma, que o colocam no posto de mocinhos desta lista.

2 – Sonny (Eu, Robô, 2004)

Sonny é a peça-chave da trama de “Eu, Robô”, filme estrelado por Will Smith e baseado na obra literária de Isaac Azimov, um dos mestres da ficção científica e o criador das “Três Leis da Robótica”. No longa-metragem, o androide é suspeito de matar o seu criador e de sentir emoções, elementos que contrariam a programação das máquinas.

3 – David (I.A. – Inteligência Artificial, 2001)

Em 2001, o diretor Steven Spielberg aproveitou um projeto de Stanley Kubrick para produzir “I.A – Inteligência Artificial”. No enredo, conhecemos David (interpretado por Haley Joel Osment), um robô com inteligência artificial e sentimentos que vê o mundo mudar e morrer diante de sua existência eterna.

4 – Bumblebee (Transformers, 2007)

O filme “Transformers”, de Michael Bay, consagrou e popularizou ainda mais a famosa franquia de robôs gigantes – que originalmente eram brinquedos da Hasbro. Entre os personagens mais icônicos da série,estão Bumblebee e Optimus Prime, capazes de se transformarem em um carro e em um caminhão, respectivamente.

As máquinas gigantes são extremamente poderosas e têm um arsenal completo. Apesar de Optimus ser o líder dos Autobots e ter uma espada maneira, quem realmente se destaca na equipe é Bumblebee, que atrai atenção pelo possante Camaro amarelo em que se transforma.

5 – Ultron (Os Vingadores: A Era de Ultron, 2015)

Criado para ser um sistema capaz de proteger a humanidade, Ultron saiu do controle de Tony Stark (interpretado por Robert Downey Jr.) e se tornou uma das maiores ameaças do planeta. O robô e o seu exército ameaçam a vida na Terra, mas os Vingadores tentam impedi-lo de alcançar seu objetivo. Contracenando com o androide maligno, temos o Visão, uma inteligência artificial que se alia aos heróis.

6 – Andrew Martin (O Homem Bicentenário, 2000)

Robin Williams interpretou o famoso androide bicentenário no início dos anos 2000, em uma narrativa que mistura drama com comédia. A história conta a relação de amizade entre um robô, que vai ganhando sentimentos, e uma mulher. Ao longo da narrativa, Andrew Martin vai deixando de lado sua parte máquina e abraça cada vez mais a personalidade humana.

7 – Gort (O Dia em que a Terra Parou, 1951 e 2008)

Este icônico longa-metragem fez muito sucesso na década de 50. O enredo é baseado em um conto de Harry Bates, que narra a história de Klaatu, um alienígena que veio à Terra em uma missão de paz. Entretanto, o fenômeno assusta os terráqueos e um soldado acidentalmente dispara contra o extraterrestre, despertando a ira de Gort, o robô que o protege.

Para a época, Gort era assustador pelo que representava: uma tecnologia muito mais avançada que a nossa e capaz de nos dizimar sem esforço. O androide, que era capaz de disparar lasers poderosos, foi interpretado por Lock Martin. O filme teve uma adaptação moderna em 2008, com Keanu Reeves no papel de Klaatu. Gort, por outro lado, foi renderizado por computação gráfica.

8 – Ash (Alien: O Oitavo Passageiro, 1979)

Em 1979, Ridley Scott criou uma obra-prima do terror. “Alien: O Oitavo Passageiro” é considerado um dos melhores filmes de horror da história. Os passageiros da Nostromo encontram uma forma de vida desconhecida que assombra a nave espacial. Contudo, o xenomorfo não é o único inimigo da tripulação.

Ao longo da jornada, os integrantes da espaçonave descobrem que Ash, um dos membros do grupo, é na verdade um robô da Weyland Corporation, que quer prender o extraterrestre no local. O intuito é levá-lo para a Terra e torná-lo uma cobaia para armas militares. O androide protagonizou uma cena famosa nas telonas em que tenta matar a protagonista (Ripley) com uma revista enrolada.

9 – T-800 (O Exterminador do Futuro, 1984)

“I’ll be back”. Quem não conhece essa icônica frase, não é mesmo? O T-800 é um dos robôs mais famosos de todos os tempos, protagonizando e antagonizando diversos filmes. Estrelado por Arnold Schwarzenegger, “O Exterminador do Futuro” marcou os anos 80. A trama do filme popularizou o medo de inteligências artificiais dominarem o planeta.

Na sequência da série, o androide troca de lado e deve proteger John Connor, o futuro líder da resistência humana na guerra contra as máquinas. Se você gosta da franquia, pode conferir aqui a nossa análise de “O Exterminador do Futuro: Gênesis”.

10 – Pris (Blade Runner, 1982)

Ridley Scott entra mais uma vez nesta lista. Antes de produzir “Alien: O Oitavo Passageiro”, o diretor criou “Blade Runner”, o percussor do universo do xenomorfo. Na trama, vemos Rick Deckard (Harrison Ford) caçar quatro replicantes – robôs com inteligência, força e agilidade iguais às de um humano – foragidos na Terra.

Na jornada, o caçador se depara com Pris, um dos androides procurados. Esta replicante se destaca por seu charme e suas habilidades inigualáveis de manipulação, sendo um dos androides mais icônicos do longa-metragem.

11 – Wall-E

Como não gostar do simpático robozinho da Pixar? Wall-E protagonizou o filme homônimo do estúdio de animação. Na trama, a humanidade deixou a Terra para viver em uma espaçonave por conta da poluição. No planeta, vive apenas o protagonista do longa, que deve empacotar e reciclar todo o lixo.

Contudo, sua rotina muda drasticamente quando uma nave pousa em seu local de trabalho e ele embarca em uma longa aventura. Em sua jornada, Wall-E conhece EVA, uma encantadora androide que vive com os humanos. Os personagens se destacam por formar um dos casais mais fofos e pouco convencionais do cinema.

12 – Baymax (Operação Big Hero, 2014)

Operação Big Hero foi uma das melhores animações do ano passado. A trama conta a aventura de Hiro Hamada e um dos seus melhores amigos, Baymax, um robô médico que se torna um herói da equipe Big Hero 6. O destaque do androide são o seu formato e a sua inocência. De acordo com o próprio Baymax, ele foi projetado para ser inocente e abraçável.

13 – Robby (Forbidden Planet, 1956)

Robby é um dos mais antigos androides das telas de cinema. O personagem foi responsável por introduzir o conceito de máquinas com personalidade. Apesar de estrear nos filmes “Forbidden Planet” e “The Invisible Boy”, o androide deu as caras em dezenas de longas-metragens, séries e comerciais.

O herói apareceu em episódios de “Além da Imaginação” e “Perdidos no Espaço” e obras cinematográficas, como “Star Wars Episódio I”, “Gremlins” e muitas outras. Após o sucesso do robô, a MGM licenciou a figura e lançou uma linha de brinquedos de Robby.

14 – Marvin (O Guia do Mochileiro das Galáxias, 2005)

Apesar de “O Guia do Mochileiro das Galáxias” ser uma série de livros, ela ganhou um filme homônimo em 2005. Marvin é um dos personagens mais icônicos do longa-metragem, famoso por sua personalidade extremamente depressiva – algo que, no contexto da trama, é muito cômico.

O robô possui uma inteligência 50 mil vezes maior que a de um ser humano comum. Você deve pensar: “Então ele deve fazer tarefas extremamente importantes”. Errado. Marvin realiza as funções mais banais possíveis, como abrir portas, guiar pessoas etc. Esses afazeres são a causa da tristeza e do tédio do androide. No filme, ele é dublado por Alan Rickman, o Snape da série Harry Potter.

15 – C-3PO e R2-D2 (Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, 1977)

Como fazer uma lista de robôs famosos e não incluir estes dois? C-3PO e R2-D2 podem não ser os mais antigos da lista, mas sem dúvidas são os mais famosos. Os dois personagens deram as caras em “Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança”, o primeiro título da série.

O C-3PO é um equipamento de protocolo responsável por traduzir e ajudar em relações sociais, enquanto R2-D2 é perito em manutenção de espaçonaves. O grande destaque dos dois é a relação de amor e ódio que eles mantêm na jornada.

Bônus – Kristen Stewart em Crepúsculo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.