E agora, Skype? App gratuito faz ligações sem exigir conexão com internet

7 min de leitura
Imagem de: E agora, Skype? App gratuito faz ligações sem exigir conexão com internet

Os serviços multimídia oferecidos pelo mensageiro Skype inauguraram um novo patamar no campo da comunicação. E apesar de oferecer recursos de qualidade a seus usuários, o aplicativo deixa, por vezes, muita gente na mão: se a conexão com a internet falhar, suas chamadas serão necessariamente interrompidas. Lançado nesta semana para Android, iOS e Windows Phone, o app Ringo promete abalar a soberania do software adquirido pela Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Sem exigir conexão com a internet, o novo serviço para dispositivos móveis permite a realização de telefonemas internacionais por meio de uma rede de telefonia local. Mas isso não é tudo: o serviço pode ser até 25% mais barato se comparado às taxas cobradas pelo Skype em ligações feitas a outros países. Disponível atualmente a 16 países (incluindo o Brasil), o ousado aplicativo pode ser baixado gratuitamente a partir dos links elencados a seguir:

Nota: a versão de Ringo para o Windows Phone pode ser baixada por quem configurou seu aparelho para funcionar na região dos “Estados Unidos”. Nestes primeiros dias de lançamento do app, a primeira ligação internacional pode ser feita gratuitamente – nos EUA, descontos de até 80% para chamadas locais estão sendo oferecidos aos usuários.

Como funciona?

O trunfo de Ringo está na forma de gerenciamento de chamadas. Por ter a capacidade de “rotear” ligações, o aplicativo faz, primeiramente, uma assinatura local para cada um de seus contatos internacionais. Na hora em que a ligação para outro país é feita, o sinal, depois de ser enviado por cabos submarinos que interligam os continentes, é convertido para sua rede local. É dizer, grosso modo, que sua chamada internacional adquire o "perfil" de ligações feitas para sua própria região – o que causa uma redução substancial no valor das ligações realizadas.

Sinais enviados por cabos submarinos são convertidos em chamadas locais.

Os países abarcados pelos serviços de Ringo são atualmente os seguintes: Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Hong Kong, Alemanha, Japão, Itália, México, Polônia, Espanha, Suíça, Cingapura, Reino Unido, EUA e Holanda. Informações sobre o custo de chamadas para cada uma dessas regiões podem ser conferidas por meio do site de Ringo (clique aqui).

Consulte neste link, por exemplo, as taxas para ligações a algumas das principais cidades do Brasil (tais como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador e outras). Especificações acerca dos valores cobrados para ligações aos demais países podem ser verificadas também através do mesmo endereço. Estaria o Skype prestes a enfrentar tempos de vacas magras? Teste o aplicativo e deixe suas impressões no espaço para comentários abaixo desta notícia.

ATUALIZADO

Atenção! Após os constantes relatos sobre indisponibilidade do app no Brasil, verificamos que o Ringo realmente não pode ser instalado através das lojas brasileiras. Ao acessar o link para download da App Store e da Windows Store, você verá uma mensagem de que o app não está disponível, sendo que somente a troca da loja (ativando a versão americana) dará acesso ao download.

  • Clique aqui para aprender a trocar a região da Windows Store

A Google Play brasileira mostra que o software está disponível, mas não permite o download em nenhum gadget (testamos com os mais comuns, incluindo os principais produtos da Samsung, LG, Sony e Motorola). Assim, o desenvolvedor deve ter colocado restrições que impedem o download do programa.

De qualquer forma, se você baixar através de uma loja americana (seja para Windows Phone ou para iOS) ou conseguir o apk (para o Android), o aplicativo deve funcionar sem problemas e as ligações devem ser realizadas, visto que o desenvolvedor garante, em seu site oficial, que os serviços são compatíveis com nosso país.

Contribuição de leitor: "funcionou!"

Conforme esclarecido pela atualização postada acima, Ringo ainda não está disponível na Play Store brasileira. No entanto, a instalação do apk permite o funcionamento pleno do aplicativo. As informações são de Rafael Donis, um de nossos leitores colaboradores. "Baixei o apk, o instalei em meu cartão de memória e voilà; o app foi instalado normalmente". Após a instalação de Ringo, as configurações de rede são feitas de forma automática –  o que permite de fato a realização de chamadas intenacionais. Importante salientar que as lojas brasileiras iTunes, WP Store e Play Store deverão fornecer o download adequado do app Ringo dentro dos próximos dias.

  • Baixe o apk por meio deste link (arquivo disponibilizado também por Rafael Donis em sua conta no MediaFire).

Qualidade do serviço e crédito inicial

Além de relatar sucesso na instalação do aplicativo, nosso leitor ainda o testou: uma ligação para Portugal foi feita. "A qualidade de som é fantástica. É como se eu estivesse ligando para alguém aqui do lado", relatou Donis. A ativação de Ringo oferece a seus clientes um crédito de R$ 0,55. Também segundo o usuário, a rede local de São Paulo (DDD 11) foi utilizada pela chamada feita para o país europeu (Donis mora no Rio de Janeiro). "Parece que as ligações são feitas para o pool de DDD 11", comentou o leitor. "Agora é fazer mais ligações, esperar a fatura chegar e ver como as chamadas serão tributadas. Então o aplicativo funciona perfeitamente para o Brasil", testemunhou Donis.

Aprenda a usar o aplicativo

O TecMundo recebeu outra colaboração de Rafael Donis. Desta vez, nosso leitor não apenas deixou o apk do aplicativo Ringo público: além de ter testado o serviço (leia o relato acima), Donis elencou um passo a passo sobre como usar a aplicação. Confira abaixo um breve tutorial sobre como instalar e utilizar o app em um aparelho Android.

Passo 1 – Instalação

Selecione como local de armazenamento do apk seu cartão de memória, conforme sugerido por Donis. Permita que a instalação do arquivo seja feita em seu aparelho clicando sobre o botão “Instalar”. Após finalizado o processo, Ringo deverá ser então executado.

Instale o apk em seu cartão de memória.

As condições de uso do aplicativo podem ser consultadas por meio do link “Termos e Privacidade” (imagem abaixo). Importante destacar que Ringo não se caracteriza como uma “rede social” – o que garante segurança a seus dados pessoais. “Não partilhamos números, ponto final”, lê-se ainda na primeira tela do app.

Passo 2 – Verificação de número

Nesta etapa, uma ligação será efetuada por Ringo. E não se preocupe: taxa alguma será cobrada pelo aplicativo. Acontece que antes de poder ser utilizado, a configuração do aplicativo em função da verificação de seu número faz-se necessária (assista ao vídeo acima e entenda como suas chamadas internacionais são "convertidas" para redes locais).

Toque sobre a opção “Faça uma chamada grátis de verificação” e aguarde alguns segundos até que seu número seja verificado. “Estranhamente, uma ligação é feita para São Paulo; estou no Rio de Janeiro”, observa Donis. Nosso colaborador disse em seu relato acerca do uso de Ringo que um pool para o DDD 11 é feito – o que pode justificar a conversão das chamadas para o tal estado. Pode ser, assim, que a rede local utilizada no Brasil seja a de São Paulo.

Passo 3 – Ringo na prática

Feita a verificação de seu número junto à rede local e finalizada a apresentação do aplicativo, Ringo já pode ser usado. Na tela principal, todos os seus contatos internacionais serão listados. O valor cobrado por minuto a chamadas para outros países também será mostrado.

Atenção! Ainda segundo relatado por Rafael Donis, a promoção oferecida por Ringo (exibida pela tela inicial do app) parece não estar disponível aos usuários brasileiros. Para que ligações a celulares dos EUA por R$ 0,01 a cada minuto possam ser realizadas, você deve convidar 5 amigos para fazer uso do aplicativo. “Encontrei um problema nesta informação, pois ela diz que, se eu indicar 5 amigos, terei até 80% de desconto nas tarifas. Mas não existe um botão para o envio desses convites”, escreveu Donis.

Integração entre Ringo e sua lista de contatos

Ringo integra-se à sua lista de contatos de forma automática. Dessa forma, toda a vez em que uma ligação internacional for feita, opções sobre a forma de execução da chamada serão exibidas. Para realizar a conexão telefônica através de Ringo, bata clicar em “Chamada”; se o botão “Ignorar” for selecionado, seus serviços de telefonia contratados se encarregarão da tarefa. Vale dizer que, além de oferecer opções sobre qual serviço utilizar para efetuar chamadas, a aplicação disponibiliza informações sobre o valor por minuto que será cobrado por ligações feitas por meio de Ringo.

Como colaborar com o TecMundo?

Sua participação é fundamental à manutenção de nossas notícias. E colaborar com nossa equipe é bastante fácil. Faça como Rafael Donis: ao final de cada matéria, um espaço dedicado a colaborações é disponibilizado sob o texto "Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.