Fotógrafo cria efeito profissional de cinema com um ventilador e uma GoPro

1 min de leitura
Imagem de: Fotógrafo cria efeito profissional de cinema com um ventilador e uma GoPro

Sempre que você for assistir a um filme, é possível notar que vários efeitos de filmagem e edição foram feitos — recursos que deixam as produções mais ricas, bonitas e divertidas de serem assistidas. Uma dessas técnicas se chama “Bullet Time”, que filma a mesma cena em diversos ângulos diferentes e acaba reduzindo a velocidade do tempo na cena final.

Esse efeito em específico foi utilizado em produções importantes no cinema, sendo que o filme “Matrix” é um grande exemplo — para saber mais, basta conferir o vídeo no final deste artigo. Apesar de ser um recurso bonito, o “Bullet Time” é algo caro de ser feito, pois requer muitas câmeras ao mesmo tempo e um espaço especial de filmagem.

Uma solução simples e criativa!

Para contornar a questão do investimento, um fotógrafo chamado Jeremiah Warren criou um “sistema” que substituiu a utilização de diversas câmeras e que pode ser feito em qualquer local — e ele utilizou apenas um ventilador de teto e uma câmera GoPro. Em resumo, bastou que ele fixasse o ventilador em um pedaço de madeira e a câmera em uma das pás do ventilador.

Com tudo isso feito, Warren ligou o ventilador e deixou a câmera filmando, enquanto o próprio fotógrafo ficou no centro da cena atirando fogos de artifício, como é possível conferir no vídeo acima. Dessa maneira, ele filmou o mesmo local diversas vezes, em ângulos diferentes, possibilitando o processo de edição que resulta no “Bullet Time”.

Nem tudo é perfeito...

É lógico que a utilização de somente uma câmera em um movimento circular não é tão eficiente quanto diversos aparelhos filmando ao mesmo tempo. O primeiro problema é o fato de que é necessário baixar a qualidade de imagem, de forma que uma quantidade maior de quadros seja registrada.

Outro “obstáculo” é que a imagem borrada faz com que a edição precise descartar certos frames, por assim dizer. Com isso, o efeito de diminuição da velocidade do tempo fica comprometido. No entanto, esses pontos negativos não tiram o mérito do trabalho de Warren, que é realmente muito bacana e funcionar satisfatóriamente para quem não pode investir muito dinheiro em filmagens.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.