Sistema de som Dolby Atmos vai revolucionar salas de cinema

1 min de leitura
Imagem de: Sistema de som Dolby Atmos vai revolucionar salas de cinema

(Fonte da imagem: Divulgação/Dolby)

Quando você assiste a um filme em uma sala de cinema, a experiência como espectador sempre parece maior – mas aquela sensação de realismo ainda parece um pouco distante. Mas isso pode mudar, ao menos na questão de áudio, já que vem aí um nova e potente plataforma de áudio que vai deixar épico até o som de um parafuso caindo no chão.

Trata-se do Dolby Atmos, um sistema dito como revolucionário na área do cinema. Usando uma técnica chamada renderização adaptiva, agora é possível direcionar o áudio como se ele fosse um objeto, fazendo com que determinados áudios se espalhem pela sala em níveis diferenciados – explosões seriam um estrondo de deixar você quase surdo, enquanto o som da chuva viria de cima e tiros seriam ouvidos com maior intensidade apenas do lado em que está a arma, por exemplo.

A melhor notícia é que, apesar de inovador, o novo método não é caro e nem precisa de muitas melhorias no equipamento atual: as salas precisariam de um sistema de som com frequências suficientes para reproduzir os 128 canais de áudio e os filmes passariam por uma rápida remasterizada.

Ainda assim, a qualidade do som deve permanecer a mesma – assim como o preço dos ingressos, pelo menos por enquanto. De acordo com o The Verge, a tecnologia deve surgir em breve também em home theaters.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.