Adeus, óculos: nova tecnologia vai permitir ver filmes 3D sem o acessório

1 min de leitura
Imagem de: Adeus, óculos: nova tecnologia vai permitir ver filmes 3D sem o acessório

Atualmente, smartphones e alguns televisores já permitem que os usuários tenham acesso a alguns conteúdos tridimensionais sem o auxílio de óculos especiais. Entretanto, isso ainda não é possível nas salas de cinema, mas no que depender dos esforços dos pesquisadores do MIT e do Instituto Weizmann esse cenário pode mudar futuramente.

Ambos os institutos trabalham em conjunto em um protótipo chamado Cinema 3D, que recorre a um sistema capaz de criar várias barreiras em paralaxe em uma única tela e usa uma série de lentes e espelhos (50 conjuntos, para os que gostam de dados quantitativos) para permitir que os espectadores possam visualizar imagens 3D independentemente do lugar em que estão sentados na sala de cinema.

“As tentativas atuais de conseguir algo que seja tridimensional e não exija o uso dos óculos possuem requerimentos tão grandiosos que se tornam completamente impraticáveis. Essa é a primeira tentativa que permite a possibilidade de visualizar conteúdo 3D em larga escala”, comentou Wojciech Matusik, professor do MIT e um dos responsáveis pelo projeto.

Ainda que essa seja uma boa notícia, é bom não se animar tanto para ver tal novidade no mercado: além de estar em desenvolvimento, a tecnologia ainda não alcançou as dimensões necessárias para chegar aos cinemas e proporcionar a visualização de filmes 3D sem usar óculos especiais para isso. Outro detalhe importante é a necessidade de avaliar se será financeiramente viável investir em algo assim para uma sala de cinema, mas o time já se considera satisfeito por ter dado uma direção para novas descobertas.

Para saber um pouco mais sobre a proposta dos pesquisadores, basta assistir ao vídeo que está nesta notícia e que mostra como o Cinema 3D vai funcionar.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.