Projeto de streaming de DVDs é solução prática e legal contra pirataria

1 min de leitura
Imagem de: Projeto de streaming de DVDs é solução prática e legal contra pirataria

"Estamos em 2016 e ainda não há nenhum meio simples, legal e barato para ver qualquer filme ou série que eu realmente quero". É com essa frase de impacto que um projeto que promete ser revolucionário quer conquistar você — e talvez causar uma revolução na indústria.

O MovieSwap é um catálogo imenso de filmes e seriados, deixando no chinelo serviços como Netflix, por exemplo, e se aproximando mais de um Spotify, que cobre uma quantidade surreal de artistas. E o principal atrativo? Em vez de negociações com produtoras e distribuidoras, quem ajuda a montar o catálogo é a comunidade.

A solução é usar uma prática bem comum entre você e seus conhecidos: comprar DVDs e emprestá-los por aí. O MovieSwap faz isso e acaba com o problema de distância. A comunidade doa os discos para o projeto, que armazena as mídias em um depósito. Como ela tem posse do produto físico, pode fazer o "empréstimo" e realizar o streaming das produções na nuvem, para qualquer dispositivo e a qualquer momento.

A ideia é armazenar DVDs e transmitir eles para todo o mundo.

Segundo os organizadores, já são 200 mil discos coletados e a promessa de funcionar em TVs (via um acessório HDMI tipo Chromecast), além de apps para tablets, smartphones e PCs.

Curtiu?

São duas formas de aderir ao MovieSwap. A primeira é contribuindo com ele no Kickstarter com valores a partir de €5 (cerca de R$ 19) — e isso não é uma mensalidade, mas sim um passe para a vida inteira. A segunda forma envolve enviar DVDs para o catálogo deles e receber a mesma liberação vitalícia, porém de graça. Mais informações estão no site do financiamento coletivo.

Não é possível dizer se o MovieSwap realmente vai sair do papel. A indústria hollywoodiana deve entrar na Justiça com tudo contra o projeto, alegando pirataria. Porém, se eles conseguirem escapar, estamos presenciando um momento histórico.

Você costuma baixar filmes piratas em sites da internet? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.