O que acontece quando bolinhas de hidrogel encontram uma frigideira?

1 min de leitura
Imagem de: O que acontece quando bolinhas de hidrogel encontram uma frigideira?

Se você acompanha o TecMundo há algum tempo, provavelmente já deve ter visto nossos redatores falando um bocado do hidrogel, o famoso material capaz de absorver centenas de vezes o próprio peso em líquido. Agora, por mais que já tenha visto o material sendo utilizado em todo tipo de coisa, você provavelmente nunca pensou o que acontece quando ele entra em contato com uma superfície especialmente quente.

A resposta para essa curiosa pergunta pode ser conferida no vídeo acima, em que um russo (sempre eles) joga algumas delas – e depois uma mão cheia dessa bolinhas – em uma frigideira quente. O resultado é dos mais curiosos: as esferas começam a quicar na superfície, emitindo um ruído agudo. A cena fica ainda mais divertida quando há várias na frigideira, uma vez que elas começam a saltitar de um lado ao outro do utensílio de maneira completamente maluca.

Por mais estranha que possa ter sido a aplicação do hidrogel nesse caso, essa nem de longe é a primeira vez que o vemos ter usos curiosos. O famoso material é utilizado em todo o tipo de área: da robótica à medicina, na reconstrução de vasos sanguíneos e ossos ou mesmo como um preservativo super-resistente, passando por materiais que podem memorizar sua forma original mesmo quando alterados – e naqueles enfeites usados em festas chiques por aí.

Usos mais curiosos para bolinhas de hidrogel: Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.