Conheça o Gambiarra Favela Tech: iniciativa do MIT para achar nerds

1 min de leitura
Imagem de: Conheça o Gambiarra Favela Tech: iniciativa do MIT para achar nerds

O Gambiarra Favela Tech é um projeto que vai atrás dos nerds que moram em comunidades cariocas. A ideia é colocá-los em contato — além de estimular — com o potencial criativo e artístico. Os idealizadores são o laboratório digital Olabi, a ONG Observatório de Favelas, a Fundação Ford e o MIT (Massachusetts Institute of Technology).

De acordo com reportagem do G1, a iniciativa busca devolver a cultura "maker" às suas origens com oficinas e garagens para os nerds desenvolverem soluções nas áreas elétrica, eletrônica e de informática.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Vários jovens já estão participando do Gambiarra. Para entrar no projeto, é necessário provar alguma habilidade. Por exemplo, montar e desmontar computadores, criar sistemas de iluminação improvisados, consertar ventiladores e gadgets, desenvolver adaptadores de tomadas, montar geradores e até saber lidar com softwares de código aberto.

Objetivo: estimular a originalidade, aproximar os jovens da física e da matemática, e romper preconceitos contra materiais recicláveis

Segundo Ricardo Palmieri, artista digital e especialista em interfaces interativas, o termo "maker" diz respeito a forma de improvisos criados no mundo, seja em laboratórios de inovação ou até dentro de uma garagem.

Até o momento, o projeto acontece no galpão Bela Maré no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro. Mais de 12 alunos já participam das oficinas de Palmieri, que tem três objetivos dentro do Gambiarra: estimular a originalidade, aproximar os jovens da física e da matemática, e romper preconceitos contra materiais recicláveis — por exemplo, é possível encontrar peças no lixo e em ferros-velhos.

Se você ficou interessado no Gambiarra Favela Tech, pode conseguir mais informações no site oficial do projeto. Por lá, você consegue endereços, emails e outros contatos com a equipe responsável por estimular vários jovens a entrarem cada vez mais no mundo da tecnologia.

Gostou do Gambiarra Favela Tech? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.