Astronautas vão testar proteções para os olhos para irem a Marte

1 min de leitura
Imagem de: Astronautas vão testar proteções para os olhos para irem a Marte
Imagem: Huff Post

Marte já não é um sonho tão distante como era antigamente. A NASA já está fazendo testes preliminares com o foguete que levará o homem até lá, por exemplo. Até um canal de televisão está realizando uma espécie de reality show para escolher os pioneiros que colonizarão o planeta.

Com a possibilidade de uma missão tripulada ao Planeta Vermelho tornando-se cada vez mais plausível, a ciência começa a explorar tudo o que pode dar errado em uma longa viagem de ida e volta. E isso inclui problemas de visão.

Marte, o Planeta Vermelho

Financiamento para Marte

Essa preocupação parte dos aprendizados que foram obtidos com os humanos que estão na Estação Espacial Internacional. Uma série de efeitos negativos por estar em um ambiente sem gravidade por longos períodos de tempo já foi descoberta, como a queda acentuada na massa muscular e densidade óssea.

Para reduzir os possíveis danos na visão, o instituto americano de pesquisa biomédica espacial (NSBRI, na sigla em inglês) recebeu recentemente o financiamento de três companhias como parte do programa “Vision for Mars”, com o objetivo de manter a visão dos astronautas afiada durante expedições espaciais longas.

Dr. John Berdahl, oftalmologista e fundador da Equinox, LLC, demonstrando um protótipo dos óculos de correção de pressão

Três proteções

As três tecnologias são: um oftalmoscópio "imagem-retina", um óculos com regulagem de pressão e um óculos especial com lentes intercambiáveis para ajustar prescrições com facilidade. Todos os três devem ser enviados para testes nos próximos meses na Estação Espacial Internacional.

A Agência Especial Americana (NASA) conhece há décadas os problemas que a microgravidade causa nos olhos, mas eles sempre foram considerados leves e temporários. Entretanto, foram encontrados problemas de degradação mais sérios na visão da maior parte da tripulação da Estação Espacial Internacional.

Atualmente, os cientistas suspeitam que a causa possa estar relacionada com o aumento na pressão intracraniana enquanto eles estão em órbita. Embora seja improvável que uma maneira de impedir isso seja encontrada, é bem provável que eles consigam reduzir ou compensar o dano.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.