No ritmo dos felinos: cientistas criam músicas específicas para gatos

1 min de leitura
Imagem de: No ritmo dos felinos: cientistas criam músicas específicas para gatos
Imagem: PM

Ouvir músicas em um dia estressante é quase uma terapia. As melodias podem até mesmo dar uma animada naqueles momentos mais monótonos, não é mesmo? Entretanto, aposto que você nunca viu um gato dar bola para as suas canções favoritas.

Cientistas descobriram que os felinos podem gostar de músicas, mas não as nossas. De acordo com pesquisadores das universidades de Maryland e de Wisconsin, as melodias que gostamos de escutar são geralmente baseadas no ritmo de nosso batimento cardíaco, e a mesma coisa acontece com gatos.

E não é só aí estão as diferenças, já que a frequência da vocalização humana é diferente da felina. Para criar algo que os agrade, os cientistas colocaram arranjos musicais com uma ou mais oitavas acima.

E deu certo isso?

Para comprovar o gosto musical dos animais, testes foram realizados em 47 gatos domésticos. Quando músicas humanas – e convencionais – eram tocadas, nenhum deles esboçou alguma reação. Entretanto, quando algumas dessas músicas eram reproduzidas, os felinos se aproximavam do alto-falante e esfregavam suas bochechas para marcar território.

O estudo foi publicado na revista Applied Animal Behavioral Science, concluindo que “os resultados sugerem que há maneiras mais apropriadas de usar a música como enriquecimento auditivo para os animais”. Por mais incrível que pareça, as melodias não são muito estranhas. O que você achou?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.