“Zonas mortas” da rede WiFi são calculadas utilizando fórmula matemática

1 min de leitura
Imagem de: “Zonas mortas” da rede WiFi são calculadas utilizando fórmula matemática
Imagem: JasmCole

Quem utiliza a rede WiFi sabe que há certos lugares que o sinal pega melhor do que outros. Há, no entanto, fatos simplesmente inexplicáveis sobre o assunto, como um lado da cama ter a capacidade de usufruir de uma conexão melhor que o outro lado. Essas “zonas mortas” da rede sem fio podem ser explicadas resolvendo um conceito matemático bem complexo: a equação de Helmholtz.

O calculo utilizando essa fórmula permite modelar a propagação das ondas eletromagnéticas. A partir disso, é possível melhorar como o sinal se distribui em determinado ambiente. Nos testes conduzidos por Jason Cole, um curioso expert em matemática que queria melhorar o alcance da rede WiFi em seu flat, ele acabou descobrindo o óbvio: um roteador sem fio posicionado em uma ponta da casa consegue distribuir as ondas para os outros cantos.

Porém, se você o colocar em um cômodo central o sinal chega com mais força em todos os outros ambientes. É lógico que essa não foi a única conclusão de Cole, que também fez diversos testes para descobrir como a rede WiFi se comporta durante a sua propagação em movimento e ver como os diferentes obstáculos interferem na disseminação das ondas. O estudo completo, juntamente com todas as fórmulas matemáticas envolvidas, você pode conferir neste link.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.