Metamaterial permite controlar calor e eletricidade de forma independente

1 min de leitura
Imagem de: Metamaterial permite controlar calor e eletricidade de forma independente

Estudantes da renomada Universidade de Harvard demonstraram que é possível controlar o calor e a eletricidade através de um único material. Tal constatação foi possível mediante simulações realizadas pelo computador e foi obtida através de técnicas de óptica transformacional.

O elemento essencial para que esta experiência fosse possível foi um metamaterial baseado em fibra de carbono e grafite, além de contar com a implementação de nitreto de alumínio e compostos de epóxi e prata.

Desenho demonstra como o metamaterial reage à diferentes tipos de ondas

A divisão do calor e da eletricidade ocorre devido ao fato do nitreto de alumínio conduzir apenas calor, deixando a eletricidade de lado. Por sua vez, o híbrido de prata se comporta de forma exatamente oposta.

Manta invisível

O mesmo princípio já foi conduzido para criar mantos de invisibilidade, utilizando o conceito de controle de fluxo das ondas de luz que incidem sobre o material, fazendo com que ele fique praticamente camuflado com o ambiente.

Segundo o estudante Salvatore Savo, ninguém foi capaz de apresentar um projeto científico que realmente comprovasse que a corrente elétrica e o calor pudessem ser manipulados individualmente, e esta seria a prova definitiva dessa teoria.

Desenho mostra a estrutura do metamaterial e gráficos mostram os fluxos de calor e eletricidade controlados de forma independente

Espera-se que esse conceito possa auxiliar no desenvolvimento de novos geradores termoelétricos, permitindo realizar a captação do calor que é liberado em motores para gerar eletricidade.

Se esse metamaterial for aplicado em novos modelos de aparelhos, será possível aproveitar todo o calor gerado por motores e convertê-los em mais energia, garantindo uma eficiência muito maior das máquinas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.