Após 10 anos no espaço, satélite Rosetta finalmente chega ao seu destino

1 min de leitura
Imagem de: Após 10 anos no espaço, satélite Rosetta finalmente chega ao seu destino
Imagem: ESA

As viagens espaciais, muitas vezes, não têm suas durações medidas em minutos ou horas. Várias delas podem durar meses, às vezes anos para serem concluídas. Após 10 anos viajando no espaço, o satélite Rosetta, da European Space Agency, finalmente chegou ao seu destino e está orbitando o cometa de nome 67P.

A sonda espacial foi lançada da Guiana Francesa no dia 2 de março de 2004 e, na verdade, realizou várias tarefas antes de ser designado que ela orbitaria o 67P. Rosetta é o primeiro satélite a orbitar um cometa, façanha que exigiu muito preparo e teve muitas dificuldades envolvidas (o sinal de rádio para comunicação entre a espaçonave e a Terra demorava até 22 minutos para chegar ao destino). Porém, é agora que a missão vai realmente começar.

Rosetta permanecerá orbitando o cometa por mais de um ano, utilizando os 20 instrumentos que traz a bordo para analisar a estrutura e composição do astro. Caso haja necessidade, um veículo terrestre, batizado de Philae, poderá fazer missões na superfície do 67P. Apesar de ainda ter muito trabalho a ser feito, a comemoração foi intensa por causa do grande feito alcançado pela humanidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.