Saiba como é ouvir o mundo por meio de um implante auditivo para surdos

1 min de leitura
Imagem de: Saiba como é ouvir o mundo por meio de um implante auditivo para surdos

Sofrer com deficiências auditivas certamente não é algo fácil, mas por sorte as soluções tecnológicas para problemas como a surdez já estão relativamente avançadas e permitem que quem é afetado por esse tipo de mal consiga recuperar ao menos parte de sua audição. Agora, você pode saber exatamente como alguém nessa situação ouve o mundo por meio de seu implante coclear.

No vídeo acima, Michael Dorman, professor de Ciência da Fala e Audição da Universidade Estadual do Arizona, nos EUA, mostra trechos de sons genéricos e da fala de pessoas para, na sequência, reproduzir esses mesmos áudios da forma como eles são ouvidos pelos deficientes auditivos. Embora o resultado não seja completamente limpo, ainda assim é impressionante.

Além disso, Dorman explica um pouco sobre o novo sistema surround da instituição de ensino, que possibilita simular com perfeição todos os barulhos comuns em certos ambientes – um restaurante, por exemplo. Segundo o pesquisador, a novidade vai facilitar o aprofundamento de suas pesquisas e permitir a criação de implantes ainda melhores.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.