menu
Logo TecMundo
Ciência

Método criado pelo MIT pode revolucionar o diagnóstico de algumas doenças

Equipamento capaz de separar os glóbulos brancos do sangue é desenvolvido por cientistas, ajudando na rápida identificação de certas doenças.

schedule07/08/2013, às 16:01

Fonte:

Imagem de Método criado pelo MIT pode revolucionar o diagnóstico de algumas doenças no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Phys)

Cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveram um equipamento capaz de separar os glóbulos brancos (também conhecidos como leucócitos) de amostras comuns de sangue.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Os leucócitos são as células responsáveis pelo combate de micro-organismos ou estruturas estranhas por meio de captura e de produção de anticorpos.

O método criado pelos cientistas do MIT para atrair os glóbulos brancos funciona do seguinte modo: uma molécula chamada p-selectin é adicionada ao sangue e é capaz de chamar os leucócitos para perto, no caminho que percorrem no equipamento, como se fosse de modo magnético. Desse jeito, é possível identificar e estudar os glóbulos brancos com mais rapidez e eficiência, já que estarão isolados das outras células presentes no sangue.

Filtragem sanguínea

As células são separadas por linhas, como se escorressem em direção ao p-selectin. As amostras mais puras de leucócitos podem ser adquiridas desse modo, diagnosticando alguns tipos de doenças velozmente. A sépsis, por exemplo, é um tipo de infecção fatal que pode ser identificada pela contagem de glóbulos brancos em determinadas quantidades de sangue.

Os atuais processos para reconhecer esse tipo de problema e outras doenças necessitam inúmeras amostragens de sangue, além de análises posteriores bastante complexas para detecção. O sistema criado pelos cientistas é capaz de oferecer respostas precisas e aceleradas, poupando um tempo que pode ser crucial para o paciente. Embora não existam datas para aplicação prática desse método, os estudos continuam e pretendem aperfeiçoar o projeto.