China testa motor de foguete movido a querosene e oxigênio líquido

1 min de leitura
Imagem de: China testa motor de foguete movido a querosene e oxigênio líquido

China é o segundo país a usar motor movido a oxigênio líquido e querosene. (Fonte da imagem: Divulgação/Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China)
A Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial Chinesa realizou testes no último domingo (29) com seu novo motor de foguetes de 120 toneladas de impulso movido a oxigênio líquido e querosene. A peça nada discreta deve fazer parte do novo foguete de suporte Long March-5.

Os testes conduzidos na cidade de Xi’an, capital da província de Shaanxi, ao norte da China, resultaram em números bastante expressivos. O novo motor alcançou a incrível marca de 20 mil rotações por minuto, além de ter suportado uma temperatura de 3 mil graus Celsius durante 200 segundos.

A grande surpresa deste motor de alta tecnologia, que pela primeira vez é desenvolvido na China, é o fato de ser não tóxico, livre de poluição e de baixo custo, afirmou a imprensa chinesa. Além disso, ele tem capacidade de propulsão bem superior aos mais potentes usados hoje pelo país, de 75 toneladas de impulso.

O país oriental torna-se o segundo a criar um motor que trabalha com a mistura de oxigênio líquido e querosene, o pioneiro nessa tecnologia foi a Rússia. Este novo equipamento deve ficar pronto até 2014, quando o Long March-5 faz a sua primeira viagem espacial.

Fonte: Xinhua

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.