Marinha britânica testa mochila a jato e divulga vídeo surpreendente

1 min de leitura
Imagem de: Marinha britânica testa mochila a jato e divulga vídeo surpreendente
Imagem: Reprodução

Um vídeo publicado pela Gravity Industries, companhia inglesa especializada em tecnologia aeronáutica, revela um exercício em andamento chamado Operação de Embarque Marítimo. Nele, é possível notar que, em vez de efetuar complicadas manobras, um Royal Marine (integrante da força de infantaria da marinha britânica) se aproxima de seu destino utilizando uma mochila a jato, equipamento digno de ficção científica.

Sem ela, seria necessário acoplar uma rampa ou escada ao alvo, ligando um veículo aquático a outro e expondo os envolvidos em missões a riscos variados, ou mesmo se valer de um helicóptero e cordas para que as pessoas pudessem desembarcar, ambos métodos lentos e vulneráveis. Ou seja, a novidade tem potencial de facilitar movimentos geralmente complicados.

"A mochila a jato é capaz de fornecer acesso extremamente rápido a qualquer parte da embarcação-alvo, liberando instantaneamente as mãos [de quem a veste] para [que possa] empunhar uma arma e mantendo até mesmo manter a capacidade de o indivíduo se realocar no alvo ou autoexfiltrar", disse a empresa em um comunicado à imprensa.

Além do embarque marítimo

Não é apenas em combates que a mochila à jato pode fazer a diferença. De acordo com a Gravity Industries, o traje já havia sido testado por paramédicos em regiões remotas do país europeu e permitiu aos profissionais chegarem a locais de difícil acesso em uma fração do tempo exigido por alternativas como carro ou travessia a pé.

"O produto é cada vez mais visto como uma revolução na capacidade tática de muitas forças especiais e tem uma aplicação muito mais ampla além do embarque marítimo", destaca a companhia. Considerando que outras empresas também se dedicam a oferecerem suas soluções do tipo, é possível que cenas antes restritas a filmes e jogos logo façam parte de nosso dia a dia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.