Sem covid-19, 3 crianças desenvolvem anticorpos contra a doença

1 min de leitura
Imagem de: Sem covid-19, 3 crianças desenvolvem anticorpos contra a doença
Imagem: Anadolu Agency/Aykut Unlupinar/Reprodução

Um casal australiano, depois de comparecer ao casamento de amigos, foi contaminado por covid-19 e, juntamente com os três filhos (que não foram à festa), ao serem testados, apresentaram anticorpos específicos para SARS-CoV-2 – a surpresa veio quando os médicos descobriram que nenhuma das crianças, mesmo uma delas dormindo na cama com os pais, contraíram a doença.

O caso passou a ser analisado pelo Murdoch Children's Research Institute (MCRI) cujo trabalho, agora publicado na Nature Communications, mostrou que, apesar do contato próximo com os pais infectados, todas os filhos testaram repetidamente negativo para covid-19, sem quaisquer dos sintomas da doença.

Segundo o pediatra do MCRI Shidan Tosif, um dos autores do estudo, “o fato de essas crianças serem capazes de neutralizar o coronavírus sugere que, em algum nível, seu sistema imunológico é capaz de responder e lidar com o SARS-CoV-2 de forma excepcionalmente eficaz”, acrescentando que ainda se sabe se e por quanto tempo a família estará protegida contra a reinfecção.

Nariz entupido

A equipe de pesquisadores traçou o perfil imunológico da família de Melbourne através de amostras de saliva e sangue coletadas a cada três dias, tanto dos adultos (que tiveram febre, dor de cabeça e tosse) como das crianças (os dois filhos mais velhos, de 9 e 6 anos, ficaram com o nariz entupido; a caçula, de 5 anos, nem isso).

Os testes dos três filhos continuaram a dar negativo, mas suas amostras tinham anticorpos contra o vírus, em quantidades similares a dos pais.  “A criança mais nova teve a resposta de anticorpos mais forte”, disse a imunologista e coautora do estudo, Melanie Neeland.

Crianças, mesmo assintomáticas, podem transmitir o vírus.Crianças, mesmo assintomáticas, podem transmitir o vírus.Fonte:  Trendsetter Images/Joana Lopes/Reprodução 

Crianças geralmente desenvolvem a doença de maneira leve, mas as exceções (quadros graves de covid-19 que levam à morte) existem. E mesmo assintomáticas, ao se infectarem tornam-se automaticamente transmissoras do vírus.

(Jayden Hardowar não morreu; antes de ser internado, ele havia testado negativo para covid-19, mas positivo para anticorpos contra a doença.)

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.