SpaceX libera internet do Starlink para ajudar no combate a incêndios

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX libera internet do Starlink para ajudar no combate a incêndios
Imagem: SpaceX

As equipes de emergência das Forças Armadas do estado de Washington, nos Estados Unidos, estão usando antecipadamente os serviços de banda larga via satélite Starlink da SpaceX. Segundo uma reportagem da NBC, na terça-feira (29), os oficiais começaram a utilizar terminais da constelação de satélites para acessar a internet em áreas devastadas por incêndios florestais.

À NBC, o líder de telecomunicações de emergência da divisão de TI do Departamento Militar do Estado de Washington, Richard Hall, fez uma avaliação do sistema: “Nunca instalei nenhum equipamento tático de satélite que fosse tão rápido de configurar e tão confiável”. Para ele, a operação é tão simples quanto conectar um pequeno terminal que, a partir daí, passa a se comunicar com centenas de pequenos satélites na órbita baixa da Terra.

Em resposta a um tuíte de agradecimento da equipe que estava trabalhando na cidade de Malden, o próprio Elon Musk, CEO e fundador da SapceX, afirmou: “Que bom que a SpaceX pôde ajudar! Estamos priorizando equipes de emergência e locais sem conectividade com a Internet”.

A grande constelação

Fonte: Starlink Mission/YouTube/ReproduçãoFonte: Starlink Mission/YouTube/ReproduçãoFonte:  Starlink Mission/YouTube 

Starlink é o nome do plano ambicioso da SpaceX de construir uma rede de satélites interconectada, batizada de “constelação”, cujo objetivo é fornecer internet de alta velocidade para qualquer lugar do planeta. Até o momento, a SpaceX já lançou mais de 700 satélites e planeja lançar ainda dezenas de milhares em um futuro próximo.

Embora a crescente constelação tenha-se mostrado útil na atual situação de emergência, o projeto tem enfrentado resistência por parte dos astrônomos, pois a luminosidade dos satélites está atrapalhando suas pesquisas, aparecendo nos observatórios como faixas de luz brilhante no céu noturno.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.