menu
Logo TecMundo
Ciência

Aracnofobia: as aranhas não são tão grandes quanto você pensava

Estudo afirma que quanto maior é o medo, mais assustadores são os objetos temidos.

schedule27/02/2012, às 13:32

(Fonte da imagem: Reprodução/Press TV)

O medo irracional de aranhas é provavelmente a fobia com o maior número de “medrosos” no mundo, afetando tanto mulheres como homens.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Um estudo recente, realizado pela Universidade Estadual de Ohio, concluiu que as pessoas que tem medo irracional de aranhas costumam percebê-las como muito maiores do que elas realmente são.

Para realizar o estudo, os pesquisadores pediram que 57 voluntários com fobia observassem cinco tarântulas vivas e depois estimassem seus tamanhos. Eles constataram que, quanto mais medo o indivíduo sentia, maior era a sua percepção com relação ao tamanho do aracnídeo, comprovando que o medo estaria alterando a percepção do objeto temido.

Percepção distorcida

Acreditar que as aranhas — ou algo qualquer — parecem maiores do que realmente são só piora o quadro da fobia, provocando no indivíduo ainda mais medo e dificultando o tratamento.

Os pesquisadores esperam que resultados do estudo sobre o medo e seus efeitos possam ajudar terapeutas a encontrar melhores formas de tratar pessoas que sofrem dos mais variados tipos de fobia.