Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking

Imagem de: Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking

(Fonte da imagem: NASA StarChild)

Até mesmo antes de o primeiro homem pousar na Lua, já havia quem questionasse a possibilidade de não estarmos sozinhos no universo. A probabilidade de existirem outros seres inteligentes é fascinante, seja pelas novas culturas que isso proporcionaria ou pelos supostos avanços tecnológicos a que poderíamos ser apresentados.

Claro, tanto há quem duvide da existência de tais criaturas quanto aqueles que acreditam que extraterrestres existem e manipulam a raça humana há incontáveis séculos — escolha a teoria e, provavelmente, algum filme, livro ou game já a utilizou como base de seu roteiro.

Apesar da falta de provas, há quem trate o tema de forma bastante séria. Entre eles está o professor Stephen William Hawking, físico teórico e cosmólogo renomado. O britânico não só acredita na vida em outros planetas, como adverte que devemos fazer o máximo possível para não realizar qualquer espécie de contato com outros seres.

É ótimo visitar a Terra (mas você não iria querer viver lá)

Hawking diz que acreditar na existência de extraterrestres com níveis de inteligência semelhantes aos nossos é uma ideia perfeitamente concebível. Segundo ele, é exatamente esse o motivo pelo qual devemos ter medo de estabelecer contato com qualquer espécie que não tenha se originado na Terra.

“Para o meu cérebro matemático, os números sozinhos fazem com que pensar em alienígenas seja algo completamente racional”, declara o cientista. “O verdadeiro desafio é tentar descobrir como eles realmente poderiam ser”. E é aí que reside o perigo, especialmente se nos deparássemos com raças capazes de formular pensamentos racionais.

“Caso alienígenas nos visitassem, o resultado seria semelhante ao ocorrido após Colombo ter chegado à America, o que não se mostrou muito positivo para os nativos”, afirmou o astrofísico em uma série especial do Discovery Channel. Por isso, em vez de tentar em contato com outras formas de vida, deveríamos fazer todo o possível para evitá-las.

O cientista explica que basta olhar para nós mesmos para descobrir como raças consideradas inteligentes podem se desenvolver de forma desastrosa. Caso alienígenas conservassem o mesmo nível de crueldade que a humanidade possui contra outras espécies, um conflito seria inevitável — situação bastante preocupante, especialmente no caso de estabelecermos contato com raças que possuam um grande nível de desenvolvimento tecnológico.

A verdade está lá fora

A possibilidade de nos depararmos com formas de vida totalmente desconhecidas, embora pareça remota até o momento, não pode em nenhum momento ser descartada. Entender como surgiram os seres que habitam a Terra nos dá argumentos suficientes para defender essa tese.

Análises científicas mostram que a vida no planeta começou a aparecer meio bilhão de anos após o início de sua formação — período relativamente rápido quando se leva em conta o fato de que astros do tipo costumam durar aproximadamente 10 bilhões de anos.

Levando em consideração essa velocidade, não é preciso muito para começar a acreditar que, em algum ponto do universo, vive ao menos um tipo de organismo com características bastante simples. Somado ao número aparentemente infinito de planetas existentes e levando em consideração que muitos deles têm idade bastante superior à do nosso, cresce muito a possibilidade de que alguma dessas criaturas tenha desenvolvido níveis de inteligência bastante avançados.

Entre os que apoiam a ideia está Brian Cox, físico da Universidade de Manchester, que sugere a existência de outras formas de vida dentro de nosso próprio sistema solar. Ele afirma que há grande possibilidade de que existam organismos sob o manto de gelo que envolve Europa, uma das luas de Júpiter.

Além disso, crescem as evidências de que Marte também é (ou pode ter sido) a casa de outros seres. “Só saberemos ao certo quando a próxima geração de espaçonaves, aprimoradas para buscar formas de vida, forem lançadas nas próximas décadas”, afirma Cox.

Alienígenas estão entre nós?

Quanto à possibilidade de que outras raças inteligentes façam visitas frequentes a nosso planeta, Hawking é categórico ao afirmar que isso não aconteceu. “Estou descartando relatos de OVNIs. Por que eles só apareceriam para gente esquisita?”, pergunta o cosmólogo.

(Fonte da imagem: Sony Pictures)
O pesquisador afirma que, se há alguma espécie de conspiração destinada a acabar com relatos confiáveis e suprimir a existência de alienígenas, ela tem sido extremamente eficiente. Ele afirma que o simples fato de o projeto SETI nunca ter captado transmissões de outros planetas é prova suficiente de que não existe vida inteligente num raio de algumas centenas de anos-luz. “Emitir uma apólice de seguro contra abduções me parece uma aposta segura”, brinca.

Deixe a sua opinião

E você, no que acredita? Alienígenas vivem disfarçados entre nós e são escondidos pelo governo ou isso não passa de uma ideia criada pela ficção científica? Há vida inteligente fora da Terra ou estamos sozinhos no universo? Não deixe de registrar a sua opinião logo abaixo, em nossa seção de comentários.