Cientistas afirmam ler mentes humanas. E desta vez é verdade

Nova técnica consiste na utilização de redes de eletrodos aplicadas diretamente ao cérebro dos pacientes.
  • Visualizações16.731 visualizações
Por Renan Hamann em 1 de Fevereiro de 2012

Cientistas afirmam ler mentes humanas. E desta vez é verdade

As pesquisas em busca de um mecanismo capaz de “ler mentes” continuam sendo realizadas em todo o mundo. Agora, finalmente foram conseguidos resultados mais efetivos, graças aos novos esforços dos cientistas da Universidade de Berkeley (Estados Unidos), que conseguiram desenvolver um projeto capaz de traduzir os impulsos cerebrais em palavras de verdade.

Em experimentos práticos — que utilizaram pessoas que iriam passar por cirurgias —, 15 pacientes tiveram a parte superior do crânio removida. Então, redes de eletrodos foram colocadas sobre os cérebros deles. Os impulsos reconhecidos pelos eletrodos eram transformados em palavras por um mecanismo próprio, desenvolvido especialmente para o sistema.

Algumas palavras mais complexas não conseguem ser interpretadas, mas os resultados são promissores, conforme publicado pelos cientistas no PLoS Biology. Os objetivos do projeto são relacionados à facilitação da comunicação de quem não pode falar — o que inclui pacientes com doenças que impeçam a movimentação da boca e várias outras.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!