Diga adeus à lavanderia: cientistas desenvolvem tecido autolimpante

1 min de leitura
Imagem de: Diga adeus à lavanderia: cientistas desenvolvem tecido autolimpante

Por favor, continuem lavando suas cuecas! 

Uma notícia que vai fazer as pessoas que acabaram de ir morar sozinhas comemorarem muito. Cientistas da Universidade de Xangai Jiao Tong (China) desenvolveram um tipo novo de algodão, capaz de eliminar toda a sujeira que existe nele sem a necessidade de água e sabão. Todo o processo de limpeza acontece no próprio tecido.

Isso só é possível porque sobre o algodão existe uma camada de nanopartículas de dióxido de titânio, que é capaz de quebrar as moléculas de sujeira e fazer com que elas sejam evaporadas com o calor – por isso é necessário que fiquem expostas ao sol. A reação em si não acontece por causa da temperatura, mas sim pelos raios ultravioleta que são emitidos pelo sol.

Os próximos passos da pesquisa envolvem a aplicação de nanopartículas de nitrogênio no tecido. Isso permitiria mais eficiência nas reações com o dióxido de titânio. Ainda não se sabe quando será possível comprar uma calça jeans autolimpante, mas se as pesquisas continuarem evoluindo, talvez em poucos anos possamos encontrá-las nas lojas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.