Espécie de formiga é capaz de voar e fazer manobras no ar

Imagem de: Espécie de formiga é capaz de voar e fazer manobras no ar

As formigas não estão entre os insetos ameaçados no ecossistema. Na década de 90, em apenas uma árvore no Peru foram encontradas mais de 43 espécies, a mesma quantidade que vive nas ilhas britânicas, por exemplo.

Porém, o comportamento de uma espécie de formiga tem chamado a atenção dos pesquisadores. O inseto atende pelo nome científico de Cephalotes atratus e, sem asas, é capaz de voar, planar e até mesmo mudar de direção durante uma queda livre.

Parar no ar e mudar de direção bruscamente durante um voo não é algo simples nem mesmo para as espécies com asas, sendo considerado um movimento raro. Segundo os cientistas, a formiga controla a sua posição usando as patas e o movimento é tido como acima das possibilidades do sistema nervoso de um inseto desse porte.

Para o pesquisador Robert Dudley, a descoberta pode indicar outro caminho no estudo da evolução das espécies. “Podemos perceber que a evolução do voo tem mais relação com o controle de movimentos do que com a formação das asas”, explica.