O que acontece se você mergulhar as mãos em nitrogênio líquido? [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: O que acontece se você mergulhar as mãos em nitrogênio líquido? [vídeo]

Você deve saber que o nitrogênio líquido é uma das substâncias mais geladas que podemos encontrar. Ele é utilizado para a criação de câmaras criogênicas e várias outras aplicações, sempre ligadas ao seu alto poder de congelamento. Mas o que aconteceria se colocássemos a mão em um recipiente cheio de nitrogênio líquido? A ciência responde.

Após algum tempo, certamente teríamos as mãos congeladas, mas como você pode ver no vídeo, isso não acontece logo no primeiro momento. Um fenômeno chamado Efeito Leidenfrost permite que as mãos fiquem protegidas das baixíssimas temperaturas do nitrogênio, evitando qualquer lesão.

O Efeito Leidenfrost ocorre quando duas temperaturas muito diferentes entram em contato. Esse encontro gera uma “camada de isolamento”, fazendo com que os dois materiais não interajam diretamente. No vídeo, isso é mostrado com a água gelada, que entra em contato com um metal muito quente e não evapora.

Mais à frente, no mesmo vídeo, é mostrado o nitrogênio líquido sendo jogado sobre as mãos do criador do filme. Como a pele é quente e o nitrogênio é muito frio, o Efeito Leidenfrost evita o contato direto dos materiais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.